Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Que calor! Veja 5 bebidas saudáveis para os dias mais quentes!
Guia Culinário 15/10/2015

Que calor! Veja 5 bebidas saudáveis para os dias mais quentes!

A meteorologia já anunciou: O próximo verão será um dos mais quentes do últimos tempos no Brasil! Motivo de preocupação? Claro que não, quando, logicamente, podemos usufruir desse clima sem descuidarmos da saúde. E, para isso, a hidratação é essencial. Além da sempre presente água, uma série de outras bebidas saudáveis podem ser incluídas para deixar nosso corpo preparado para receber de braços abertos o caloroso sol.

É notório que a água é o componente presente em maior quantidade no nosso organismo e que precisamos fazer a sua reposição constantemente para manter o corpo funcionando bem, contudo, outros líquidos também podem auxiliar nesse papel. Segundo a nutricionista Adriana Ávila, nós precisamos estar atentos à reidratação ainda mais em dias mais quentes:

“A hidratação é essencial para o funcionamento correto dos rins, para não termos inchaço e para manter a temperatura interna do corpo. No verão, por exemplo, transpiramos mais, então a reposição de líquidos precisa ser maior. Podemos ingerir os líquidos por meio da água potável, sucos ou vitaminas com frutas naturais, chá ou leite gelados, iogurte ou água de coco, por exemplo. Algumas frutas também são ricas em líquido como a melancia, melão, abacaxi, uva, morango, kiwi, laranja, tangerina, entre outras, além de fornecerem também as vitaminas, minerais e fibras”, enfatizou a especialista.

Saiba quais são as 5 melhores formas de se hidratar

Água potável: Deverá ser a nossa fonte principal de líquidos.

Suco de frutas: De preferência natural, além de fornecer água tem vitaminas e minerais que regulam o funcionamento do organismo (nutrientes reguladores).

Água de coco: é um reidratante natural que, além da água terá o potássio, que também está no suco natural, que evita a ocorrência de cãibras. Outro mineral presente é o sódio que também é perdido pela transpiração e na urina.

Chás gelados: Os chás podem ser usados como reidratantes naturais, caso a pessoa tenha dificuldade para tomar água natural. “O importante é que não coloquemos muita quantidade de açúcar para não exceder nas calorias, principalmente de quem está acima do peso, que poderá ingeri-los sem adoçar ou com adoçante dietético, com moderação”, alerta a nutricionista.

Isotônicos: As bebidas isotônicas fazem a reposição de líquido e de minerais como sódio, potássio, cloreto e da glicose, de uma forma mais rápida. “Não é incomum ver uma pessoa tomando isotônico e não estar fazendo atividade física alguma, então é importante salientar que sejam usadas por praticantes de atividade física e com acompanhamento”, salienta a especialista.

Veja 3 receitas de bebidas da Taeq para incrementar os dias mais quentes!

Bebida de morangos orgânicos e água de coco

Ponche de chá de morango

Suco nutritivo

Veja mais