Tomate: Qual é a forma mais saudável para o seu consumo? Descubra!

Incluir o tomate na alimentação é sinônimo de saúde. Porém, a maneira de consumí-lo é ainda mais importante para aproveitarmos melhor os seus nutrientes. Veja aqui essas formas de preparo!
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Incluir o tomate na alimentação é sinônimo de saúde. Porém, a maneira de consumí-lo é ainda mais importante para aproveitarmos melhor os seus nutrientes. Veja aqui essas formas de preparo!

O tomate está em uma importante e seleta lista dos alimentos mais consumidos no mundo. Não é para menos, afinal, além do sabor que ele gera à qualquer receita, ele possui riquezas nutricionais que ajudam a saúde do nosso corpo de uma forma geral. Contudo, você sabia que a forma em que consumimos esse fruto é determinante para aproveitarmos os seus benefícios? Seja como suco, nas saladas ou como molho, esse ingrediente possui segredinhos que podem ou não potencializar a sua refeição. Confira!

Geralmente, quando o assunto é fruta, legumes ou verduras, acreditamos que o consumo mais apropriado seja o cru, ou "in natura", para obtermos mais nutrientes. De fato, na grande maioria é, mas, com o tomate, é diferente. Para inserí-lo e aproveitarmos ao máximo os seus benefícios, é necessário prepará-lo de forma correta, principalmente de maneira processada ou cozida. A nutricionista Luciana Fiorese explica:

"Um tomate mediano, de 150 g, apresenta somente 35 calorias e 0% de colesterol, sódio e gordura saturada. Mas essas vantagens podem ser aproveitadas se consumimos o tomate processado e cozido, pois nosso corpo absorve melhor o licopeno dessa maneira do que consumindo-o cru ou em sucos, por exemplo", ressalta a profissional.

Quais são os principais nutrientes do tomate?

Do contrário do que muitos pensam, o tomate não é um legume ou verdura, o alimento de cor avermelhada é uma fruta extremamente rica em nutrientes fundamentais para o nosso organismo. Inclusive, a substância responsável pela sua cor, o licopeno, é um poderoso antioxidante que age em benefício das células do nosso corpo, retardando o envelhecimento e beneficiando o sistema imunológico. Segundo Luciana Fiorese, o tomate é fonte de diversos benefícios para a nossa saúde:

"É rico em vitaminas A, B, C, PP e K, em minerais como o fósforo, cálcio, zinco, magnésio, potássio, sódio e manganês, e bioflavonoides", destaca a profissional.

Mais benefícios: Os nutrientes da fruta ajudam a combater diversos tipos de câncer como o de mama, pulmão, esôfago, próstata e pele, além disso, beneficia o bem-estar do coração, prevenindo as doenças cardiovasculares. O tomate também é responsável por fortalecer a saúde dos ossos e melhorar a visão e, por ser fonte de potássio, um mineral muitas vezes escasso na alimentação dos brasileiros, o alimento ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, controlando o diabetes e evitando a hipertensão arterial, derrames, artrite e distúrbios digestivos.

O tomate em benefício da perda de peso

O tomate é uma ótima opção para acrescentar na sua dieta, porém, procure sempre um profissional da área para auxiliar no controle da alimentação e mantê-la equilibrada. Além disso, segundo a Dra. Luciana, a fruta auxilia na perda de peso quando consumido com outros alimentos que também fazem parte de uma dieta saudável e correta:

"Ele vai auxiliar na perda de peso quando acrescido em saladas: Elas aumentam seus níveis de vitaminas C e E, ácido fólico, licopeno e carotenoides. Prepare as saladas com tomate, cenoura, cebola, beterraba, repolho, pimentão, alface, pepino. Evite os molhos industrializados. Limão ou vinagre para o molho são uma boa pedida", finaliza a nutricionista.

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