Tapioca é saudável? Descubra 6 mitos ou verdades sobre esse alimento!

Quanto mais consumimos, mais dúvidas também temos sobre a tapioca. Por isso, que tal tirarmos essas questões a limpo? Veja os mitos e verdades desse alimento!
Quanto mais consumimos, mais dúvidas também temos sobre a tapioca. Por isso, que tal tirarmos essas questões a limpo? Veja os mitos e verdades desse alimento!
Bianca Sermarini

Consultor:

Bianca Sermarini

Nutricionista mestre em Nutrição Humana pela UFRJ, atualmente trabalha com Nutrição Clínica e Ortomolecular

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Tapioca. Bola da vez de dietas, regimes e demais restrições alimentares, ela se coloca, dentro dos principais exemplos da gastronomia fit, sempre como sinônimo de saúde, funcionalidade e boa qualidade alimentar, certo? Sim, no entanto, mesmo assim, ainda há muitas dúvidas, mitos e lendas, quanto aos benefícios nutricionais desse produto para a nossa vida. Por isso, descubra o que é verdade e o que não é sobre esse importante ingrediente, tão típico da culinária brasileira!

Seja acompanhada com ingredientes doces ou salgados, a tapioca se caracteriza pela versatilidade, alimentar e, dependendo dos recheios, das grandiosas possibilidades nutricionais. Livre de glúten, gorduras e dona de importantes fontes de energia, o consumo regular do alimento no dia a dia, ajuda, por exemplo, o emagrecimento natura do corpo, deixando o organismo mais forte e saudável para a consequente perda de peso. A nutricionista Bianca Sermarini enfatiza a importância de acompanhamentos nutritivos para o consumo correto da tapioca:

"O ideal é o consumo de alimentos mais saudáveis como recheio, exemplo de: queijo branco, cottage, geleias de frutas diet, misturar lichia, chia, linhaça, aveia e outras sementes na massa, assim como vegetais. Há a necessidade de mais atenção ao consumo da tapioca, pois ela apresenta carboidratos simples na sua composição", explica a profissional destacando alguns mitos e verdades do alimento. Veja abaixo!

Confira os mitos e verdades sobre a tapioca

1 - "A tapioca é melhor do que o pão francês?"

MITO. A nutricionista explica: "Os 2 são amido, fonte de carboidratos simples (sem fibras) e por isso são fontes de energia ao corpo. Pão e tapioca são calorias vazias, só oferecem energia e mais nada. O melhor é sempre escolher opções com fibras para diminuir o índice glicêmico", analisa a profissional.

2 - "A tapioca é indicada para celíacos?"

VERDADE. Por ser um alimento livre de glúten, as pessoas que possuem intolerância ou alergia à substância, conhecida como pacientes celíacos, podem utilizar a tapioca em um plano alimentar saudável, atentando-se ao recheio, para que o mesmo não contenha glúten.

3 - "Tapioca tem menos calorias que o pão?"

MITO. Segundo a Bianca Sermarini, 1 fatia de pão de forma possui 67 calorias e 1 tapioca, na mesma quantidade de 25 g, oferece 86 calorias, ou seja, é preciso ficar atento ao consumo excessivo para não ingerir uma quantidade superior de calorias.

4 - "Tapioca fornece energia rapidamente?"

VERDADE. Por ser um alimento de alto índice glicêmico, a tapioca se transforma em energia para o nosso corpo: "Pode ter grande valia para atletas, ou praticantes de atividades físicas de alta performance por um período prolongado, pois contribui para a renovação do glicogênio hepático e muscular após o exercício físico", explica a nutricionista.

5 - "A tapioca é nutritiva?"

MITO. A tapioca possui pequenas quantidades de vitaminas do complexo B como folato e vitamina B1, além de alguns minerais como cálcio, ferro, potássio, por isso ela deve ser preparada com um recheio rico em nutrientes para completar a alimentação.

6 - "A tapioca pode ser doce ou salgada?"

VERDADE. Por ser um alimento versátil, a tapioca combina com diversas preparações, podendo ela ser doce ou salgada. É importante estar atento à essas combinações para que o alimento não se torne calórico ou perca seus benefícios nutricionais.

Recomendações de consumo: qual é a quantidade ideal para um adulto saudável?

Segundo a nutricionista, a quantidade vai depender de cada indivíduo: "Porém 1 unidade de tapioca, feita com 3 colheres de sopa, contém 258 Kcal, em uma porção sem recheio. Então, sugere-se no máximo 2 unidades ao dia, sempre lembrando de procurar o nutricionista para avaliar cada plano alimentar", finaliza a profissional.

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