Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Suco detox: Descubra 7 curiosidades incríveis sobre essa bebida natural!
Guia Culinário 23/02/2017

Suco detox: Descubra 7 curiosidades incríveis sobre essa bebida natural!

Saudáveis, nutritivos e refrescantes… Os sucos detox são boas escolhas quando o assunto é limpar o organismo! Com diversas cores e sabores, a bebida é versátil e ajuda a desintoxicar o nosso corpo, eliminando as impurezas encontradas e favorecendo a absorção das substâncias benéficas. Conheça algumas curiosidades dos sucos detox e descubra as vantagens de acrescentá-lo no seu dia a dia!

Seja verde, amarelo, vermelho ou rosa, o principal segredo e, talvez, o maior benefícios dos sucos detox está em sua preparação. A bebida deve ser feita com ingredientes naturais, livres de qualquer adição química e caso necessite adoçá-lo, dê preferência pelos adoçantes naturais, como mel e a stévia. Segundo a nutricionista Daniella Chein, o suco é extremamente benéfico e indicado e tem a função de desintoxicar o organismo, por isso, na prática popular, ganhou a abreviação “detox”:

“O suco detox é uma bebida cuja combinação de alimentos têm a função de fazer a limpeza hepática, auxiliando no processo de eliminação de toxinas prejudiciais ao organismo. Como o fígado é o órgão responsável por fazer a absorção das substâncias que são ingeridas, ele passa por esse processo de desintoxicação, melhorando a ingestão de nutrientes”, explica a profissional destacando, abaixo, curiosidades da bebida:

Sucos detox: Você sabia?

1 – Atua em prol dos sistemas digestivo e imunológico: Fonte de fibras alimentares e vitamina C e A, o suco detox é responsável por fazer com que o nosso sistema digestivo funcione de maneira correta. Além disso, as substâncias antioxidantes fortalecem o nosso sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de gripes e resfriados

2 – Alivia os sintomas da enxaqueca: Para quem sofre com a incômoda enxaqueca, o suco detox pode auxiliar na diminuição dos sintomas, já que os ingredientes são naturais e são fonte de nutrientes como ômega 3 e magnésio possuem propriedades anti-inflamatórias e são calmantes. Para esses casos, dê preferência para a linhaça e o espinafre que são ricos nessa substância.

3 – Extremamente prático: Para quem não gosta de perder muito tempo na cozinha, o suco detox é muito fácil de fazer e não tem nenhum segredo: “Você só precisa adicionar os ingredientes escolhidos e água (ou água de coco, em algumas receitas) no liquidificador e pronto”, explica a nutricionista.

4 – Possui diversos sabores: Uma das principais vantagens do suco detox é que ele possui uma diversidade muito grande de combinações. Você pode preparar o suco verde com couve ou espinafre, por exemplo. O suco amarelo com abacaxi ou maracujá, o suco vermelho com beterraba e acrescentar laranja, limão ou cenoura, e para o suco rosa, utilizar melancia, acrescendo gengibre, hortelã e outras hortaliças de sua preferência.

5 – Proporciona bem-estar: Com o organismo limpo, livre de toxinas, a absorção de nutrientes é muito melhor, beneficiando o organismo: “Por ser essencialmente natural e conter diversos nutrientes em sua constituição, o suco detox tem efeitos claros no aumento da sensação de bem-estar, atuando, inclusive, na melhoria da qualidade do sono”, analisa a Dra. Daniella Chein.

6 – Diminui o inchaço: A bebida é uma perfeita aliada de quem sofre com a retenção de líquido, auxiliando no processo para desinchar: “O suco detox tem papel fundamental na limpeza das toxinas e no aumento da diurese, ou seja, do volume de excreção de urina”, ressalta a nutricionista.

7 – Completa o quadro nutricional: Com a variedade de nutrientes, fica fácil atingir o quadro nutricional necessário para o nosso bem-estar: “Além de ser muito usado como método de limpeza das toxinas, o suco detox é utilizado para fornecer as quantidades indicadas de micronutrientes necessárias para o funcionamento perfeito do corpo”, finaliza a nutricionista.

Veja mais