Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 06/12/2016

Sucos detox: Verde, vermelho ou amarelo. Qual é a diferença entre essas bebidas?

Mania entre os adeptos de dietas para emagrecer e perder peso, os sucos detox, cada vez mais, ganham opções, sabores e composições. Diferenciados pelas cores verde, vermelha e amarela ou alaranjada, essas bebidas são produzidas por alimentos naturais e integrais e trazem, além da limpeza geral do organismo, uma série de nutrientes fundamentais para o bem-estar e bom funcionamento do corpo. Veja o que cada versão dos sucos detox tem a nos oferecer à saúde!

Os sucos detox são opções leves, naturais e refrescantes, a quem deseja desintoxicar o organismo de forma saudável e natural. Os sucos possuem alimentos base, que lhes conferem a cor dominante, além de outros ingredientes que variam entre frutas, hortaliças, sementes e até vegetais. Segundo a nutricionista Cristiane Coronel essas bebidas são também extremamente funcionais, podendo ser feitas de acordo com a necessidade e o gosto individual de cada pessoa:

“As receitas de sucos detox são infinitas. Podemos variar os sucos com frutas, hortaliças, grãos e manter a base de cada um. A todas essas bebidas podem ser acrescidos limão, gengibre, laranja, salsinha, pepino, batata yacon, chia, linhaça, inhame, dentre outros, com a função de deixá-los ainda mais ricas e funcionais. Pois, além de tudo, ajudam a emagrecer e a otimizar a imunidade”, completa a nutricionista que desvenda as peculiaridades dos sucos:

Verde, vermelho ou amarelo? Entenda as diferenças entres os sucos detox!

– Suco detox verde: Tem como base a couve-manteiga, que fornece muitas fibras, vitaminas do complexo B e atua no fígado, com alta capacidade de destoxificação. O suco verde é essencial para combater problemas no sistema digestivo, melhora a imunidade, fornece energia para os dias, ajuda a aliviar doenças respiratórias e proporciona uma intestino saudável, sem prisão de ventre e outras complicações.

Sugestão de receita: 3 folhas de couve, 2 laranjas e fatias pequenas de gengibre e 200ml de água. Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

– Suco detox vermelho: Tem como base a beterraba. É um suco que gera bastante saciedade e energia para a atividade física, também com boa capacidade destoxificante. É rico em antioxidantes, que previnem as ações dos radicais livres e o envelhecimento precoce das células, auxilia na perda de peso, possui ação anti-inflamatória e é rico em vitamina C, que ajuda a manter saudável o sistema imune.

Sugestão de receita: 1/2 beterraba fatiada, 1 cenoura fatiada e 200ml de suco de laranja ou limão. Bata tudo no liquidificador e sirva bem gelado.

– Suco detox amarelo: Tem como base o abacaxi e a pera. O abacaxi naturalmente é detoxificante, pelo seu poder diurético, combate o inchaço e é rico em bromelina, uma enzima capaz de melhorar a digestão e função intestinal. Ajuda também a controlar o apetite. Junto com a pera, o suco se torna ainda mais rico em vitamina C com aumento da função diurética, com mais fibras alimentares, vitaminas e minerais.

Sugestão de receita: 1 pera, fatias de abacaxi, 200ml de água e fatias pequenas de gengibre. Bata tudo no liquidificador e sirva gelado. Nessa receita você pode acrescentar hortelã que também agregará sabor e nutrição.

Quando tomar os sucos detox?

Cristiane Coronel ressalta que, preferencialmente, é mais indicado tomar o suco detox em jejum: “Seu efeito possui maior garantia com o estômago vazio, para depois de 40 minutos, comer. Pode ser tomado também, 1h antes do almoço ou jantar. Seus tipos podem ser variados no mesmo dia ou manter o mesmo tipo durante 5 à 7 dias, depois mudando seus sabores. vale lembrar que os diabético devem tomar os sucos detox somente sob avaliação do nutricionista, pois alguns sucos isolados, podem ter o índice glicêmico alto, alterando a glicemia”, finaliza a profissional.