Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Será que vai chover? Descubra 7 dicas para aproveitarmos os dias de chuva
Movimente-se 13/03/2017

Será que vai chover? Descubra 7 dicas para aproveitarmos os dias de chuva

Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um como é (…)“. Assim dizia o poeta português Fernando Pessoa sobre a beleza de contemplarmos um dia chuvoso. Ainda mais em épocas do ano, como o mês de março, caracterizado pelas águas torrentes do final de verão, as possibilidades de dias “fechados” tornam ainda mais essenciais a necessidade de criar atividades extras para sairmos do ócio e mantermos a qualidade de vida. Veja 7 dicas que podem tornar os seus dias de chuva mais animados e produtivos, reunindo toda a família e os amigos!

O tempo fechou e as gotas de chuva começaram a aparecer na janela? Não há tempo para frustrações, tédio ou desânimo! O que não faltam são atividades prazerosas que podem tornar esse momento mais divertido! Segundo a psicóloga Mariana Massari, o ideal é não se isolar:

“Ninguém gosta de ter os planos frustrados, mas ficar se lamentando não resolve. A chuva pode até estragar um plano, como ir à praia ou ao parque, contudo, é válido aceitar a realidade, o momento presente como ele é e imutável e transformar aquilo em oportunidade. Para uma frustração mais intensa, respiração e meditação sempre são bons recursos para acalmar os ânimos”, indica a profissional que listou algumas atividades alternativas para os dias de chuva. Confira!

7 dicas para aproveitar um dia chuvoso

1 – Descanse um pouquinho mais: São tantos dias corridos, obrigações e planejamentos que poucas vezes nos damos o luxo de permanecer deitado por mais algumas horinhas, aproveitando o conforto da nossa cama. Por isso, a psicóloga indica: “Quem sabe um café da manhã completo, mais longo ainda nas roupas de dormir?”.

2 – Coloque seus dotes culinários em prática: Fazer bolinhos de chuva com a família e comer batendo um papo é um jeito bem gostoso de aproveitar essa mudança de tempo: “Descobrir novos sabores, fugir das filas de restaurantes e aproveitar e desenvolver novas habilidades. É uma ideia bem integradora”, analisa a profissional.

3 – Escolha um livro novo: Para os amantes da literatura ou para quem há algum tempo não consegue se dedicar à uma obra literária, a hora é preparar um cafezinho bem quentinho ou um chá, para acompanhar uma boa leitura: “É sempre um bom passatempo, mas ler ouvindo a água cair é melhor ainda! Mergulhe em um livro”, completa a psicóloga.

4 – Atividade cultural: Se mesmo com chuva você deseja sair, não deixe o tédio tomar conta, a sua cidade tem muitas coisas para você: “Pesquise um museu diferente, uma exposição. Expanda horizontes. Nossa mente é sedenta por novos estímulos”, indica a psicóloga.

5 – Sessão de cinema: Convoque os amigos, reúna a família e prepare a pipoca, o cinema em casa é uma atividade integradora e extremamente divertida: “E que tal colocar os filmes do Oscar de 1990 em dia? Tem muitos clássicos que merecem ser vistos”, recomenda.

6 – Jogos em família: Prepare alguns petiscos e (re)descubra jogos de tabuleiro, cartas, e outras atividades em grupo. A família e os amigos estarão reunidos, se divertindo e esquecendo o tempo chuvoso.

7 – Faça atividades físicas em casa: Não deu para ir à academia? Praticar exercícios em casa também pode tranquilamente suprir a necessidade diária! Por isso, nada de preguiça, faça uma lista dos exercícios e tenha foco! Você ainda pode utilizar alguns móveis para auxiliar na prática, como a cadeira para fazer agachamentos, por exemplo!