Meditar é fácil! Aprenda técnicas de concentração para usar no dia a dia

Relaxar é preciso. Mesmo que seja por pouco tempo no dia, a meditação é um hábito que deve fazer parte da vida de todas as pessoas que buscam o bem-estar. O bom é que, para isso, não é necessário grandes técnicas ou mudanças radicais no cotidiano. Veja algumas maneiras de manter o equilíbrio entre corpo e mente de forma prática e natural.
Relaxar é preciso. Mesmo que seja por pouco tempo no dia, a meditação é um hábito que deve fazer parte da vida de todas as pessoas que buscam o bem-estar. O bom é que, para isso, não é necessário grandes técnicas ou mudanças radicais no cotidiano. Veja algumas maneiras de manter o equilíbrio entre corpo e mente de forma prática e natural.
A vida moderna tem se tornado cada vez mais frenética e estressante e, para a maioria das pessoas, arrumar um tempo de descanso e reflexão virou luxo. Quem consegue investir pelo menos 15 minutos do dia em relaxamento, está à frente em relação à qualidade de vida, por isso, aprenda a meditar!

Quando relaxamos, a respiração desacelera e o ritmo cardíaco e a pressão arterial diminuem, deixando o corpo naturalmente em um estado de calma. O bom é que para isso, não precisamos necessariamente de silêncio, tampouco sentar em um tapetinho no chão, como a maioria das técnicas fazem. Basta conseguir fechar os olhos e controlar as emoções. Segundo a professora de yoga , Lya Torres, existem muitas opções para criar essa habilidade que estimulam a imaginação, mentalizando lembranças e imagens agradáveis ao cérebro:

"Para iniciar a meditação no dia a dia pode-se optar por diferentes maneiras. A principal seria logo ao levantar: acorde 10 minutos antes do horário habitual e, na cama mesmo, se apoie confortavelmente - encostado ou não -, feche os olhos e se concentre na respiração natural do seu corpo. Sinta o ar entrando e saindo pelas narinas, observando o movimento das costelas e da barriga; o movimento todo da inspiração e da expiração. Essa simples observação da respiração já é um tipo de meditação, cujo objetivo é desacelerar as ondas mentais, o pensamento, e focar em uma coisa só. Por isso ao se levantar é mais fácil, pois ainda não aceleramos com os estímulos externos nem nos conectamos com os problemas do dia a dia", explica a especialista.

Outro momento que pode ser muito proveitoso, acredite, é quando estamos presos no engarrafamento. Parece incoerente, mas nessa hora sobra tempo e buscar o equilíbrio é fundamental. A professora esclarece: "Outra ferramenta de relaxamento e concentração que podemos fazer no carro, por exemplo, é entoar um mantra diversas vezes. Encher os pulmões e expirar através do som longo e suave, além de trabalhar a sua paciência, proporciona um relaxamento muito gostoso".


Meditação para mentes criativas

Quando o assunto é a falta de inspiração, a meditação também ajuda a resolver. No trabalho, antes de executar as tarefas do dia, experimente fechar os olhos, inspirar e expirar profundamente umas cinco vezes, dando atenção especial à respiração. Imagine a tarefa que está prestes a fazer, mentalize todos seus talentos e capacidades para fazer acontecer e imagine a tarefa concluída no final. Quando terminar, seu cérebro vai estar mais descansado e propenso a funcionar da melhor forma possível, facilitando a execução de qualquer tarefa que seja!


Aplicativos de celular te ajudam a meditar!

Cada vez mais conectados às demandas cotidianas, existem aplicativos para smartphones que orientam a prática. O aplicativo Headspace, por exemplo, oferece uma meditação guiada por um professor e você vai conquistando níveis de acordo com a sua evolução.

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