Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Salada de alface: 4 ideias para inovar na receita
Guia Culinário 10/09/2021

Salada de alface: 4 ideias para inovar na receita

Não tem como não gostar de salada de alface, né? Afinal, é uma opção saborosa e supernutritiva para consumir a qualquer hora do dia! Incluir verduras e legumes nas refeições é importante para quem quer manter um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada. Inovar na cozinha com os benefícios dos diferentes tipos de alface no preparo dos acompanhamentos pode estimular o apetite e garantir a sensação de saciedade por mais tempo. Veja agora como fazer salada de alface para variar o cardápio diário!

1. Salada de alface tropical

A salada tropical é uma opção bem simples, mas cheia de sabores! Também é uma indicação de ouro para quem gosta de investir na decoração de salada de alface. Com a variação de alimentos, dá para brincar bastante na organização! Veja como fazer:

Ingredientes

– 1 alface crespa Taeq pequena

– 1 tomate orgânico Taeq fatiado

– 5 unidades de palmito fatiado

– ½ manga cortada em cubos

– Sumo de limão Taeq a gosto

– Cebolinha picada a gosto

– Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Comece cortando o tomate, o palmito, a manga e a cebolinha. Se desejar, você também pode picar as folhas de alface, mas tudo depende de como você pretende organizar a receita. Depois, é só distribuir os ingredientes na travessa por ordem de preferência e temperar para finalizar!

2. Salada de alface diferente também leva couve e espinafre

A clássica salada verde não poderia faltar, né? Apesar de bem conhecida, ela pode variar bastante! Tirando o alface e o tomate, os ingredientes são majoritariamente opcionais. Olha a sugestão que montamos para você aprender como fazer salada verde:

Ingredientes

– 1 alface lisa pequena

– 1 tomate salada orgânico Taeq fatiado

– 2 folhas de couve orgânica Taeq fatiadas

– ½ cebola orgânica Taeq picada

– Espinafre orgânico Taeq picado a gosto

– Azeite, vinagre e sal a gosto

Esse preparo mistura outras hortaliças para variar o cardápio, como a couve e o espinafre. Para começar, corte o tomate, a cebola, a couve e o espinafre – o alface também, se desejar. Então, é só montar a salada em um recipiente e temperar com azeite, vinagre e sal a gosto. Uma delícia!

3. Salada de alface americana primavera

Essa receita de salada de alface tem nome de estação e não é à toa! Bem refrescante, a salada primavera é um preparo muito saboroso para aproveitar em um dia mais quente. Muita saúde em forma de acompanhamento! Olha só:

Ingredientes

– 1 alface americana Taeq pequena

– 1 alface crespa Taeq pequena

– Unidades de tomate-cereja Taeq a gosto

– ½ cenoura orgânica Taeq ralada

– ½ pepino japonês Taeq fatiado

– 5 unidades de palmito fatiado

– ½ manga em cubos

– Azeite, sal e orégano a gosto

Basta fatiar as unidades de tomate-cereja e palmito, o pepino e a manga, e depois ralar a cenoura. Junte tudo em uma travessa e tempere a gosto com azeite, sal e orégano. Salada de alface americana e crespa bem simples e gostosa demais!

4. Como fazer salada de alface com ovo cozido

Que tal incluir uma fonte de proteína animal na receita de salada com alface? Acrescentar ovo cozido ao preparo já garante um sabor diferenciado ao acompanhamento de um jeitinho bem especial. Descubra o passo a passo da Salada Carolina:

Ingredientes

– 1 alface crespa orgânica Taeq

– 3 ovos orgânicos Taeq cozidos e ralados

– Queijo mozzarella de búfala Taeq a gosto

– Sumo de limão Taeq a gosto

– Mostarda a gosto

– Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Comece cozinhando os ovos. Quando estiverem prontos, reserve-os enquanto monta a salada. Organize os alimentos na ordem que preferir e, depois, rale os ovos e coloque o queijo por cima. Por fim, tempere com a mostarda, o sumo de limão, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino. Tudo de bom!