Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alface americana, roxa e mais: veja as diferenças entre os tipos dessa hortaliça
Guia Culinário 01/10/2018

Alface americana, roxa e mais: veja as diferenças entre os tipos dessa hortaliça

Seja para acompanhar as refeições do dia a dia ou completar os ingredientes de um delicioso sanduíche, a alface é um dos alimentos indispensáveis na dieta de quem quer seguir uma alimentação saudável. Além de ter nutrientes importantes para a saúde – como vitaminas, minerais e fibras -, seu caule e suas folhas ainda contam com moléculas que funcionam como calmantes naturais: a lactupirina e a lactucina.

Versátil, a verdura ainda pode aparecer em diferentes tipos – e cada um tem uma característica específica, sendo mais ou menos nutritivo. Quer saber qual a espécie mais indicada para a sua dieta? Então entenda melhor as diferenças e benefícios de cada uma delas:

Alface americana é conhecida pelo seu toque crocante

Um dos tipos mais comuns na cozinha por conta de seu sabor e toque crocante, a alface americana tem formato arredondado e folhas bem grandes. Ela é muito usada em sanduíches, mas também é uma boa pedida no preparo de saladas. No entanto, em relação aos outros tipos, tem a desvantagem de não ser tão rica em nutrientes.

Alface crespa ajuda a regular o intestino

Como o nome já deixa indicar, a alface crespa se destaca pelas folhas bem onduladas – e pode aparecer tanto na tradicional cor verde quanto com um tom arroxeado. Por ser rica em fibras, ela ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a regular o intestino, além de também ajudar a fortalecer os ossos por ter cálcio e fósforo.

Alface frisada, ou frisée, é rica em vitaminas, fósforo e cálcio

Esse é um dos tipos de alface que mais conta com nutrientes importantes para o organismo – como vitaminas, fósforo e cálcio -, mas também é a mais rara de ser encontrada. Suas folhas lembram bastante o formato ondulado da alface crespa, mas se diferenciam pelo tamanho mais curto.

Alface lisa tem um sabor mais suave

Assim como a alface americana, a lisa é muito usada na cozinha por conta do sabor mais suave, que cai bem com diferentes preparações. Como o nome também já indica, suas folhas são mais esticadas, soltas e livres de ondulações.

Alface mimosa é muito usada na decoração de pratos

Disponível na versão verde ou roxa, a alface mimosa não recebe esse nome por acaso: ela conta com folhas muito mais delicadas que os demais tipos, que se desfazem rapidamente se não forem manuseadas com muito cuidado. Outra característica da sua folhagem é o formato entrecortado, que pode funcionar como um ótimo aliado para decorar pratos.

Alface romana é rica em antioxidantes

Um dos tipos mais utilizados na clássica salada caesar, a alface romana conta com folhas longas e crespas, que deixam a verdura com uma espécie de cabeça fofinha. Diferentemente da mimosa, tem uma folhagem com textura mais rígida, que não se desfaz facilmente. Antioxidantes, vitaminas e ácido fólico estão entre as substâncias que fazem parte da sua composição.

Alface roxa evita o envelhecimento precoce

Por ter coloração roxa, uma das vantagens dessa alface em relação às demais é a presença da antocianina – substância que, além de ser responsável pela pigmentação arroxeada, ainda conta com ação antioxidante para impedir o envelhecimento precoce e outras complicações no organismo.