Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receita de biscoito de polvilho assado para um lanche leve e saudável
Guia Culinário 05/07/2021

Receita de biscoito de polvilho assado para um lanche leve e saudável

A receita de biscoito de polvilho assado é uma ótima opção para acompanhar aquele café quentinho! A bebida está sempre presente na mesa do brasileiro, principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde. Variar o cardápio de alimentos é muito bom, ainda mais quando você pretende dividir essas refeições com algum convidado, né? Existem muitas opções de snacks saudáveis para incluir na alimentação logo no início do dia e o biscoito de polvilho assado é uma delas! Por isso, elaboramos um passo a passo de como você pode fazer essa receita em casa! Se você quer uma refeição leve e bem prática, é só seguir as instruções abaixo:

1. Separe com antecedência os ingredientes para a receita de biscoito de polvilho assado

Antes de começar, é bom que você deixe todos os ingredientes separados para facilitar o manuseio dos itens e o preparo da receita. Para preparar o biscoito de polvilho assado, você vai precisar de 1 ovo, 2 xícaras de chá de polvilho azedo, 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem, ½ de chá de água fervente e sal a gosto.

2. Misture o polvilho azedo, azeite, ovo e sal e acrescente a água fervente em seguida

O primeiro passo para a receita é colocar o polvilho, o azeite, o ovo e o sal em um recipiente e mexer bem todos os ingredientes. A quantidade de sal que vai na receita fica a seu critério! Em seguida, adicione a água fervente e mexa com uma colher para facilitar o processo de mistura. É importante que a massa fique bem uniforme!

3. Continue a mexer e sove a massa do biscoito de polvilho com as mãos para atingir o ponto ideal

A massa do biscoito de polvilho precisa atingir um ponto específico. Então, continue mexendo até que a mistura fique completamente lisa e macia. Caso a massa aparente estar quebradiça, você pode acrescentar um pouco mais de água quente para fortalecer a liga entre os ingredientes. Sovar a massa com as mãos costuma ajudar a evitar as quebras e irregularidades da mistura. Se julgar necessário, adicione um pouco mais de polvilho para atingir o ponto perfeito!

4. Use um saco de confeiteiro para modelar os biscoitos de polvilho em uma assadeira

Quando atingir o ponto certo da massa, transfira a mistura para um saco de confeiteiro e utilize-o para modelar os biscoitos de polvilho. Você pode fazer de duas maneiras: como rosquinhas, com um buraco no meio, ou palitos. Caso seja um saquinho descartável, corte a ponta de acordo com o tamanho que você espera dar aos biscoitos. Você também pode modelar manualmente com o auxílio de utensílios!

A assadeira não precisa ser untada, basta colocar a massa diretamente no tabuleiro e levar ao forno. O ideal é que o forno esteja preaquecido em 180 graus. Depois disso, deixe os biscoitos assarem por 15 minutos enquanto acompanha a coloração da massa.

5. Armazene bem os biscoitos de polvilho para que fiquem crocantes por mais tempo

Quando os biscoitos de polvilho estiverem completamente assados, retire-os do forno e os deixe esfriar. Se a receita não for consumida imediatamente após o preparo, o indicado é que o aperitivo seja armazenado em um pote hermético ou de tampa bem firme. Assim, a crocancia do biscoito será mantida por mais tempo. Agora é só aproveitar com um cafezinho ou um copo de suco no lanche da tarde!