Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 opções light de café da manhã para começar o dia com bastante disposição
Guia Culinário 14/12/2018

7 opções light de café da manhã para começar o dia com bastante disposição

Quem deseja seguir uma alimentação saudável e rica em nutrientes precisa comer bem do início ao fim do dia – principalmente no café da manhã, que é considerado a refeição mais importante por garantir a energia necessária para as tarefas diárias. Então, pensando em te auxiliar nessa tarefa, separamos uma lista com 7 opções lights que vão te ajudar a começar o dia leve e com disposição. Confira!

1. Tapioca

Além de ser liberada para quem é celíaco por não ter glúten e garantir mais saciedade por ser rica em fibras, a tapioca também é uma boa opção para começar o dia com mais energia – já que também conta com proteínas em sua composição. Com poucas calorias, fica ainda mais light quando aparece acompanhada por um recheio saudável – como creme de ricota, queijo minas ou até banana e mel, por exemplo.

2. Vitamina de abacate

Outra maneira de começar o dia se sentindo leve e com muita energia ao mesmo tempo é investindo em uma vitamina com alguma fruta rica em proteínas – como é o caso do abacate. Para fazer a bebida é só tirar o caroço e bater a polpa no liquidificador com leite e algum açúcar saudável, como o demerara ou mascavo. Se quiser algo para comer antes ou depois da vitamina, invista em torradas ou pão integral.

3. Ovos mexidos

Você sabia que, apesar da polêmica de aumentar ou não o colesterol, os ovos também garantem mais energia? Por isso, fica a dica de preparar ovos mexidos – seja para consumi-los puro ou com pão – para o café da manhã! Isso porque, além de uma boa quantidade de ferro e proteína, eles também contam com uma substância chamada colina – uma das vitaminas do complexo B que é responsável pela produção de energia.

4. Aveia

Fonte de energia por ser rica em proteínas, é claro que a aveia não pode ficar de fora da lista – até porque, como também conta com uma boa quantidade de fibras, ajuda a segurar a fome até a próxima refeição por garantir mais saciedade. Pode ser consumida em forma de mingau ou com outros acompanhamentos – como omelete, leite, frutas e iogurte, por exemplo.

5. Iogurte natural

Além do cálcio, que fortalece ossos e dentes, o iogurte também tem uma boa quantidade de proteínas em sua composição – o que, consequentemente, faz com que garanta mais energia para o corpo. Em sua versão natural, é ainda mais indicado para quem quer seguir uma dieta saudável por ter uma menor quantidade de açúcar. Quando é consumido puro já aparece como uma boa opção. Mas, se quiser um café da manhã mais completo, pode apostar em cereais ou frutas para acompanhar o cereal.

6. Café com pão integral

Para quem prefere o clássico para começar o dia, fica a dica de apostar na dupla café e pão – mas na versão integral para manter a linha light na dieta. Por mais que seja vista como vilã por várias pessoas, a bebida não causa danos para a saúde em quantidades moderadas, e ainda ajuda a garantir a energia necessária para quem precisa encarar o dia com disposição.

7. Salada de frutas

Que tal uma salada com frutas ricas em proteínas para o café da manhã? Além de leve, essa sugestão vai te garantir nutrientes importantes para a saúde – como vitaminas e minerais, por exemplo. Aposte em goiaba, laranja, abacate, banana e outras opções que garantam mais energia para o organismo.