Quinoa para crianças: Veja como esse alimento ajuda no desenvolvimento infantil

Para o bem-estar físico e mental das crianças, a quinoa possui componentes nutricionais poderosos que favorecem o desenvolvimento dos pequenos. Veja mais benefícios desse vegetal e como podemos incorporá-lo na alimentação infantil.
Para o bem-estar físico e mental das crianças, a quinoa possui componentes nutricionais poderosos que favorecem o desenvolvimento dos pequenos. Veja mais benefícios desse vegetal e como podemos incorporá-lo na alimentação infantil.
Não existe nada mais importante para mamães e papais do que ver seus filhos comendo bem, felizes e saudáveis, não é mesmo? Mas, muitas vezes, a alimentação nessa fase da vida da criança é um verdadeiro dilema. A boa notícia é que, para isso, um novo ingrediente começa a aparecer de trunfo: a quinoa (ou quinua), é ideal para incorporar receitas saborosas deixando qualquer prato muito mais nutritivo!

Considerado um "superalimento", a quinoa é um vegetal extremamente versátil e saudável para servir como primeiro passo na educação alimentar infantil. Leve e saborosa, sua composição facilita a sinergia com os mais diversos ingredientes, combinando sabores e adicionando inúmeros benefícios à saúde. A nutricionista Paola Lisboa exalta a importância desse alimento para as refeições dos pequenos:

"A quinoa é uma ótima opção para as crianças, pois possui em sua composição 20 aminoácidos diferentes, que podemos citar dois importantíssimos: a metionina e a lisina. Além disso, contém triptofano, que atua no nosso cérebro liberando a serotonina, substância responsável pela sensação de alegria e bem-estar. Esses aminoácidos são importantes também no desenvolvimento cognitivo, melhoram a inteligência e a rapidez. Além de tudo isso a quinoa é riquíssima em proteínas", analisa a especialista.


Como incluir a quinoa na alimentação do seu filho?

Bons hábitos alimentares devem começar desde cedo, mas, com calma, obedecendo o crescimento natural e o paladar das crianças. Por isso, a quinoa, deve ser incluída aos poucos, em receitas do cotidiano e sem muito "alarde" por parte dos pais. A Dra. Paola Lisboa nos ensina:

"Podemos incluir a quinua na alimentação no café da manhã, por exemplo, para comer com um iogurte ou uma fruta, nesse caso o tipo recomendado seria a quinoa em flocos. Também podemos acrescentá-las em grandes refeições como almoço e jantar, fazendo uma saladinha, ou até mesmo um hambúrguer à base desse vegetal. Também temos a farinha de quinoa que é ótima para receitas doces em substituição da farinha branca", conclui.

Quinoa também é alimento para os celíacos. Veja mais benefícios!

Outra grande vantagem da quinoa é que ela é não possui glúten, uma proteína encontrada no trigo e que pode causar alergias às pessoas celíacas, intolerentes à substância. Além disso, por ser um alimento com alto poder nutritivo e de origem vegetal, ela é completamente livre de gorduras saturadas e colesterol, o que a faz uma ótima aliada à saúde do coração!

Se não bastasse isso tudo, a quinoa é uma fonte de fibras e de carboidratos de baixo índice glicêmico, e ainda tem vitaminas A e vitaminas do complexo B, além de minerais importantes como ferro, cálcio, fósforo e o ácido-graxo ômega 3, que as fazem uma arma alimentar contra doenças como, depressão, osteoporose, anemia e diabetes.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

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