
Consultor:
Mariana Duro Margatho
Formada pelo Centro Universitário São Camilo, possui pós-graduação em Nutrição Funcional, Esportiva, Fitoterapia e Modulação do Processo de Envelhecimento
Se tem um alimento que vem ganhando espaço no dia a dia dos brasileiros é a quinoa. O valor nutricional é tão grande que ela passou a fazer parte do cardápio da NASA. Uma ótima notÃcia para quem quer manter a saúde em dia, inclusive fora de casa. Afinal, esse cereal tem um alto valor nutricional, tendo ainda a vantagem de ser extremamente versátil, a quinoa pode ser adicionada em alimentos doces e salgados como: tabule, quibe, pães, massas, biscoitos, saladas de frutas, entre outros. Ela ainda pode ser consumida por pessoas celÃacas ou que estejam retirando glúten da dieta, já que ela não apresenta essa proteÃna vegetal.
"Costumo dizer para meus pacientes que ela é tão completa quanto o leite materno, pois apresenta proteÃna, carboidrato, fibras, aminoácidos essenciais, ômega 3 e 6, vitaminas do complexo B e minerais, como zinco, cálcio e ferro", comentou a nutricionista funcional Mariana Duro, que listou ainda alguns benefÃcios que o consumo da quinoa traz para a saúde.
Um deles é a redução do mau colesterol (LDL), graças as fibras e saponinas presentes na casquinha do alimento. Essas fibras ainda contribuem no aumento da saciedade e, consequentemente, em dietas que visam a perda de peso.
"Oferece alto valor proteico e aminoácidos ao nosso organismo, como a lisina e metionina encontrados na dupla arroz com feijão", comenta a especialista, que ainda garante que a quinoa é uma excelente opção para quem não consome carne. "Além de apresentar um alto valor proteico, também possui boas doses de ferro".
Os benefÃcios não acabam por aÃ. Afinal, esse cereal ainda é fonte de vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso, da manutenção muscular e da sÃntese de hormônios. A quinoa ainda é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.
A quinoa pode ser encontrada em três formas diferentes: farinha, grãos e flocos
Grãos: fácil de cozinhar (1 medida de quinoa para 2 de água), pode ser cozida como uma arroz de tão fácil. Existem 3 tipos de grãos – vermelha, branca e preta.
Flocos: parecida como uma aveia, pode ser adicionada diretamente no alimento. Combina com salada de frutas, iogurtes, panquecas e shakes.
Farinha: pode ser introduzida preparações de bolos, biscoitos, tortas e pães, por exemplo, para aumentar o valor nutricional da receita.