Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia do hambúrguer: Como deixar o seu sanduíche mais saudável sem perder o sabor?
Guia Culinário 27/05/2016

Dia do hambúrguer: Como deixar o seu sanduíche mais saudável sem perder o sabor?

Um dos alimentos mais conhecidos e consumidos do mundo, o hambúrguer é tão importante em nossa cultura alimentar que até recebeu uma data especial de comemoração: 28 de maio. Símbolo das redes “fast food”, suas possibilidades de preparo e criação, além de seus acompanhamentos, agradam os mais diferentes paladares, que vão das crianças até idosos. Para você, que segue à risca uma alimentação saudável, o hambúrguer também pode fazer parte da sua rotina alimentar, sem perder o foco na dieta. Veja algumas alternativas para incrementar o seu sanduíche, eliminando a gordura, deixando mais leve e nutritivo!

Tradicionalmente, o hambúrguer é feito por uma carne bovina frita, moldada de forma circular, servido entre duas metades de pão, formando um sanduíche. Com o tempo, ingredientes foram incorporados as suas composições, criando possibilidades intermináveis de preparação: Pode ser feito com carne de frango, peixes, acompanhado de saladas, molhos, queijos… Enfim, a critério do gosto e da necessidade de quem vai consumir. Por isso, também pode se encaixar perfeitamente no cardápio saudável das pessoas, como explica a nutricionista Mariane Valpassos.

“Para fazer um sanduíche mais saudável podemos utilizar pão integral ou até mesmo sem glúten e como recheio hambúrguer caseiro de carne ou frango, feito com ingredientes naturais ou atum, por exemplo. Podemos colocar também salada com alface, tomate, cenoura e beterraba”, indica a profissional.

Opções de hambúrguer também para veganos e vegetarianos!

Até para quem não consome carne, o hambúrguer se tornou uma deliciosa opção alimentar. Cada vez mais, as gastronomias veganas, e vegetarianas, utilizam alternativas naturais, da terra, para substituir a carne animal. Sanduíches feitos à base de grão-de-bico, lentilha, soja, tremoços e verduras, são algumas das tantas opções para compor as deliciosas receitas. Quem atentou-se a essa demanda culinária foi a empresária Cecília Cabral, proprietária da marca “Isha Burguer”, direcionada à alimentação vegana, mas que também conquista o paladar de pessoas carnívoras. Ela conta como é a impressão de quem come um hambúrguer vegano pela primeira vez:

“Geralmente as pessoas que estão acostumadas a comer o hambúrguer tradicional ficam surpresas quando comem o vegano que eu faço, porque eu já entendi que o preconceito maior está no sabor. A crença é de que se não tem carne vai ser um burguer sem graça, sem gosto. E ai, quando comem e sentem o sabor, tanto do burguer quanto dos molhos, as pessoas ficam surpresas. E como eu já fui carnista (maneira que os veganos chamam quem come carne), eu sei muito bem desse preconceito. Então, eu busco, principalmente, o sabor na preparação dos burgueres. Aposto que tem muito hambúrguer de carne sem gosto por aí”, analisa Cecília.

Tempero e textura: as chaves de um hambúrguer vegano

De acordo com Cecília, as possibilidades e importância dos temperos nas preparações de hambúrgueres veganos é a base que destaca o sabor dos sanduíches: “Talvez eu tenha mais atenção e cuidado na hora de temperar. E eu tempero tudo normalmente: alho, cebola, chimichurri, cominho, pimenta, sal, limão… Tudo que se tempera uma carne… Sempre me certifico se o sabor do tempero está presente no burguer de feijão, por exemplo”, enfatiza a empresária, salientando algumas substituições de ingredientes:

“Além disso, na culinária vegana, nós procuramos os substitutos de textura e sabor, o coco seco frito, por exemplo, que pode substituir o bacon. Ou, em alguns casos, o inhame com óleo vegetal substitui a textura do ovo. O mais importante é a forma como o burguer é feito, a atenção e o cuidado na manipulação dos ingredientes fazem toda a diferença, não importa se é de carne ou de feijão fradinho”, finalizou.