Quercetina: para que serve? Saiba seus benefícios e onde encontrar o flavonoide

Alcaparras são fontes importantes de quercetina, substância com ação antioxidante e anti-inflamatória
Alcaparras são fontes importantes de quercetina, substância com ação antioxidante e anti-inflamatória

É provável que você nunca tenha ouvido falar na quercetina - uma substância que, apesar de ser pouco conhecida, está presente em grande parte dos alimentos que consumimos. Curioso, né? Pertencente ao grupo dos antioxidantes, ela é responsável pela pigmentação de várias frutas e vegetais, sendo fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Quer saber mais sobre a quercetina e seus benefícios? Nós fizemos um tutorial explicando melhor o seu funcionamento e onde encontrá-la. Confira!

Quercetina é um tipo de flavonoide que combate a ação dos radicais livres

Os flavonoides, para quem não sabe, são compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, conhecidos por fortalecer a imunidade e auxiliar na prevenção de doenças (como tumores).

A quercetina, por exemplo, é um tipo de flavonoide supereficiente, que combate a ação oxidante dos radicais livres, protegendo as células contra o envelhecimento precoce. Ela é conhecida justamente por ter um forte poder anti-inflamatório (sendo usada para aliviar dores) e também é ótima para o combate de alergias (tanto alimentares quanto respiratórias).

Para manter o corpo sempre fortalecido (e livre de radicais livres), o ideal é sempre buscar uma alimentação rica em quercetina e outros flavonoides. Outro ponto positivo dessa substância, em específico, é que ela também ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, pois tem efeito antitrombótico - ou seja, evita a formação de coágulos. Interessante, né?

Quercetina está presente em vegetais como cebola, brócolis e alcaparras

Para consumir quercetina no dia a dia, basta dar preferência aos vegetais, como cebola, maçã, brócolis, alcaparras, uva, limão e pimentão amarelo. Todos esses alimentos são fontes de flavonoides e devem fazer parte da sua dieta. Você pode comer frutas no café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo - através de sucos, vitaminas ou até mesmo in natura. Quanto aos outros alimentos (como brócolis e pimentão), você pode fazer uma salada para o almoço ou janta. Que tal?

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