Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quantos tipos de goiaba existem? Conheça os principais e as suas diferenças
Guia Culinário 10/06/2020

Quantos tipos de goiaba existem? Conheça os principais e as suas diferenças

Você sabia que podem existir diferentes versões de uma mesma fruta? A goiaba, por exemplo, pode ter a polpa branca, vermelha ou rosada, além de ser categorizada em diferentes tipos (que variam quanto ao cultivo e ao sabor). Para que você aprenda mais sobre essa fruta, suas variedades e particularidades, nós preparamos uma matéria com os principais tipos de goiaba e suas diferenças. Confira!

Afinal, quantos tipos de goiaba existem?

É difícil enumerar todos os tipos de goiaba que existem, pois atualmente são cultivadas diferentes versões no Brasil. Vale destacar, no entanto, que existem duas espécies principais da fruta: a goiaba de polpa branca e a de polpa vermelha. A partir delas, derivam-se diferentes versões: goiaba maçã (originária da Índia, tem polpa branca e adocicada), paluma (de polpa rosa e com poucas sementes) e outras como a tailandesa, ogawa, rica, guanabara, kumagai, cortibel, pedro sato e sassaoka.

Diferentes tipos de goiaba foram sendo criados com o passar dos anos na tentativa de agradar tanto a indústria (que utiliza a fruta para a confecção de sucos, geleias e outros produtos) quanto os consumidores da fruta fresca. Justamente por isso existem versões do alimento com diferentes características – como a goiaba tailandesa gigante, que se destaca por ser maior, ou a paluma, que possui menos sementes.

A goiaba paluma, em especial, é a versão mais cultivada no Brasil. Isso porque ela tem uma grande aceitação entre os consumidores: é bem grande, resistente (pode ser cultivada o ano inteiro), possui bastante polpa (que é rosada e de sabor adocicado), tem casca verde clara quando madura e também é ótima para o preparo de doces caseiros. Por isso, essa goiaba é a mais encontrada mas cidades brasileiras.

Obs.: Além das goiabas de polpa branca e vermelha (que são as espécies principais), existem também versões da fruta de polpa amarela, alaranjada ou levemente rosada.

Quais são os benefícios da goiaba?

Vale destacar que, apesar de existirem diferentes tipos de goiaba, as versões costumam ter propriedades bem semelhantes: são ricas em fibras, vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio e também têm ação anti-inflamatória (por serem fontes importantes de antioxidantes). Considerada uma das frutas mais nutritivas, a goiaba ajuda muito no funcionamento do aparato digestivo, contribui para o controle da glicemia, do colesterol e é ótima para aumentar a imunidade. Que tal introduzir essa fruta no seu dia a dia de alimentação?