Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Benefícios da goiaba: Conheça mais os incríveis poderes dessa deliciosa fruta!
Guia Culinário 15/12/2015

Benefícios da goiaba: Conheça mais os incríveis poderes dessa deliciosa fruta!

Vermelha ou branca, as goiabas são uma das frutas mais completas e equilibradas nutricionalmente. Facilmente encontradas – principalmente entre os meses de outubro e março – elas são indicadas para todas as idades e podem ser consumidas das mais diversas formas: geladas, ao natural, cruas ou em doces e caldas saborosas.

Aquele fruto tão simples, que encontramos nos pomares de muitas casas por ai, engana pela aparência: toda a fruta – inclusive a casca – é fonte abundante de nutrientes com apenas 80 a 100 calorias por unidade. Em uma única fruta encontramos três vezes mais vitamina C que precisamos diariamente, por exemplo.

“Ela é uma excelente fonte de vitamina C, por isso favorece muito o sistema imunológico, o que evita o aparecimento de gripes, resfriados e infecções. A goiaba também é uma boa opção para os hipertensos por ser rica em potássio e ajudar a manter a pressão arterial, além de reduzir o risco de derrames e ataques cardíacos”, revela a nutricionista Giovana Morbi.

Outros compostos essenciais para nossa saúde são encontrados na goiaba, como o cálcio, mineral essencial para a formação dos ossos e dentes, e o potássio, agente equilibrador da água no nosso corpo. A casca tem uma maior concentração de fibras que ajudam a equilibrar o funcionamento do sistema digestivo, em especial a pectina, uma fibra solúvel que age regulando os níveis de açúcar no sangue.

A goiaba vermelha tem uma vantagem sobre a branca: ela tem níveis excepcionais de licopeno, substância capaz de proteger nossa pele dos raios ultravioletas e previne contra o câncer de próstata, e também é fonte de betacaroteno.

Bichinho da goiaba é sinal de fruta limpa!

A goiaba é famosa pelos seus bichinhos característicos, as larvas camufladas na polpa da fruta, que escavam túneis se alimentando do interior do fruto. Apesar de desagradáveis, são inofensivas para a saúde e ainda sinalizam que o alimento está livre de agrotóxicos, ou não estaria viva ali.

Para não correr o risco de ingerir o bichinho, quando colher ou comprar, basta observar a casca. Verifique se ela está firme e madura, para assim aproveitar melhor o sabor e os nutrientes, e se está bem conservada (sem lesões ou irregularidades) ou com pequenos buracos, por onde os insetos colocam os ovos. Para não restar dúvidas, corte a goiaba com uma faca e observe atentamente se há algum movimento dentro dela antes de comer.