Suco de goiaba para diabéticos: Veja como ele ajuda a controlar a glicemia

A goiaba é fonte de açúcares naturais e possui baixa carga glicêmica, no consumo de uma porção. Por sua grande concentração de fibras alimentares, a fruta também favorece o controle da fome excessiva, tão comum em diabéticos.
A goiaba é fonte de açúcares naturais e possui baixa carga glicêmica, no consumo de uma porção. Por sua grande concentração de fibras alimentares, a fruta também favorece o controle da fome excessiva, tão comum em diabéticos.
A goiaba é fonte de açúcares naturais e possui baixa carga glicêmica, no consumo de uma porção. Por sua grande concentração de fibras alimentares, a fruta também favorece o controle da fome excessiva, tão comum em diabéticos.
A goiaba é fonte de açúcares naturais e possui baixa carga glicêmica, no consumo de uma porção. Por sua grande concentração de fibras alimentares, a fruta também favorece o controle da fome excessiva, tão comum em diabéticos.
A goiaba é fonte de açúcares naturais e possui baixa carga glicêmica, no consumo de uma porção. Por sua grande concentração de fibras alimentares, a fruta também favorece o controle da fome excessiva, tão comum em diabéticos.
A goiaba é fonte de açúcares naturais e possui baixa carga glicêmica, no consumo de uma porção. Por sua grande concentração de fibras alimentares, a fruta também favorece o controle da fome excessiva, tão comum em diabéticos.
A goiaba é fonte de açúcares naturais e possui baixa carga glicêmica, no consumo de uma porção. Por sua grande concentração de fibras alimentares, a fruta também favorece o controle da fome excessiva, tão comum em diabéticos.
A goiaba é fonte de açúcares naturais e possui baixa carga glicêmica, no consumo de uma porção. Por sua grande concentração de fibras alimentares, a fruta também favorece o controle da fome excessiva, tão comum em diabéticos.
A goiaba é fonte de açúcares naturais e possui baixa carga glicêmica, no consumo de uma porção. Por sua grande concentração de fibras alimentares, a fruta também favorece o controle da fome excessiva, tão comum em diabéticos.

Muitas vezes, quando a pessoa é diabética, as opções de alimentação ficam reduzidas. Porém, que tal adoçar a vida com um refrescante suco de goiaba para controlar a glicemia no organismo? Pois é, diversos estudos apontam que o consumo regular dessa fruta tropical é capaz de equilibrar os níveis de açúcar no sangue e, até mesmo, prevenir a temida doença. Saiba como!

A goiaba é fonte de açúcares naturais e possui baixa carga glicêmica, no consumo de uma porção. Fonte de ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A, B e C, a fruta, além do controle da glicemia no sangue, consegue trazer maior sensação de saciedade, ou seja, evita a fome excessiva. Além disso, a ciência nutricional ressalta os poderes da goiaba em benefício do combate ao diabetes tipo 2, devido a sua grande quantidade de fibras. Segundo a nutricionista Luciana Novaes, a goiaba merece um destaque todo especial quando o assunto é diabetes:

"Nesse ponto, a goiaba traz inúmeros benefícios: um estudo chinês constatou que o consumo da fruta diminuiu a glicemia após 3 semanas de uso em relação a um outro grupo que não fez o consumo da fruta. Em outro estudo, pessoas que fizeram o uso do suco de goiaba por 4 semanas, tiveram uma redução de 25% da glicose sanguínea", salienta a profissional.


As folhas da goiaba também servem para a alimentação de diabéticos

Mas se você pensa que os benefícios da goiaba param por aí, ledo engano! O aproveitamento integral da fruta é uma ótima alternativa para quem precisa controlar a taxa de glicose no organismo. O mesmo estudo chinês, que testou o consumo da fruta, também analisou a utilização do extrato da folha de goiaba e demonstrou também uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue, sugerindo a utilização do ingrediente como um auxiliar junto a medicação de controle do Diabetes tipo 2.

Sobre o diabetes tipo 2: Segundo Luciana Novaes, o "diabetes mellitus tipo 2" é uma doença metabólica que se caracteriza por deixar o indivíduo em contantes quadros de hiperglicemia (níveis de açúcar excessivo no sangue). Esse açúcar elevado no sangue traz várias complicações a longo prazo, como problemas cardiovasculares, doenças renais, problemas de visão, como a retinopatia, e má circulação sanguínea. "A mudança de estilo de vida e uma alimentação mais saudável podem ser fundamentais para se evitar o surgimento da doença", completa a nutricionista

Atenção: Por ser rica em fibras solúveis, a orientação nutricional é consumir a goiaba sempre equilibrando bem com a hidratação. A ingestão de água favorece o bom funcionamento do intestino, evitando problemas como a constipação. Isso não vale só para a goiaba, como para todos os alimentos ricos nesse tipo de fibra alimentar.
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