Qual é a melhor forma de acompanhar o emagrecimento? Roupa ou balança? Veja!

Medir o corpo pelas roupas que usamos é sim uma forma válida para notarmos alterações de peso, porém, é preciso atenção para não cair nas
Medir o corpo pelas roupas que usamos é sim uma forma válida para notarmos alterações de peso, porém, é preciso atenção para não cair nas "armadilhas" do efeito sanfona
Bianca Sermarini

Consultor:

Bianca Sermarini

Nutricionista mestre em Nutrição Humana pela UFRJ, atualmente trabalha com Nutrição Clínica e Ortomolecular

Será que a calça encolheu ou comi demais no final de semana? Quem nunca mediu o próprio peso através das roupas que vamos vestir no dia a dia? Muito comum, tanto para evidenciar o emagrecimento repentino quanto para o ganho de massa, o teste do espelho é tradicional e quase inevitável para notarmos as diferenças em nossos corpos. Mas, será que essa é uma forma válida e correta ou devemos apenas confiar na velha e boa balança?

Se você é uma daquelas pessoas que passa na farmácia e não resiste em dar um conferida no seu peso, saiba que a balança também pode te enganar. Segundo a nutricionista Bianca Sermarini, o peso, por si só, não deve ser critério para conferir o emagrecimento, já que se a balança estiver marcando o mesmo peso antes de você ter iniciado a dieta, por exemplo, pode ser um sinal de retenção de líquido ou do ganho de massa muscular:

"Na balança pode ter alteração de perda de gordura corporal, porém ganho de massa muscular, se a pessoa estiver praticando atividade física de forma moderada e regularmente. Porém existe um método para avaliar a composição corporal, chamado bioimpedância, neste caso, avalia-se a quantidade em % de gordura, massa magra, quantidade de água corporal, além de peso ósseo, o que pode interferir diretamente no peso da balança", explica a profissional.

E a roupa como meta de emagrecimento? Pode servir de parâmetro?

Todo mundo tem uma roupa que deseja usar novamente, não é? O emagrecimento saudável pode sim ter como base essa peça tão querida guardada no fundo do nosso guarda-roupa, como explica a Dra. Bianca Sermarini: "Se você tem aquele vestido ou uma calça que almeja entrar nela há bastante tempo, utilize estas roupas como metas, mas saiba que se não se habituar a ter hábitos saudáveis, pode gerar o famoso efeito sanfona", analisa a nutricionista.

A importância dos hábitos saudáveis para alcançar o peso ideal

Emagrecer é sempre muito gratificante, porém, a maior dificuldade está em manter o peso ideal, já que nos empolgamos tanto ao alcançar nossa meta, que depois deixamos a dieta um pouco de lado. Por isso, manter hábitos saudáveis é extremamente importante, fazendo com que assim, permaneçamos com uma alimentação equilibrada, um organismo saudável e uma melhor qualidade de vida. Confira alguns hábitos indispensáveis:

1- Mantenha a alimentação saudável: Respeite e acompanhe a dieta ou plano alimentar que lhe foi proposto. Comer de três em três horas, ingerir os alimentos certos nos momentos determinados, diminuir o consumo de gordura e aumentar o consumo de fibras, por exemplo, são algumas dicas cruciais para garantir a perda de peso.

2 - Pratique atividade física: Quando estamos numa dieta de perda de peso, movimentar o corpo também é importante para garantir o bem-estar. Praticando regularmente, de preferência 30 minutos por dia, em 5 dias da semana, impedimos a flacidez, fortalecemos os músculos e ossos, aumentamos a disposição e assim, também podemos modelar o corpo conforme a nossa vontade.

3 - Descanse mais: Dormir as horas necessárias, ter uma atividade de lazer e relaxar é parte essencial de uma dieta, uma vez que, quando descansamos todo o nosso organismo funciona da maneira adequada, diminuímos os riscos de gula e ansiedade, além de ajudar na absorção dos nutrientes e transportar cada um deles para as determinadas funções.

4 - Beba bastante líquido: Água, sucos naturais, água de coco e os mais diversos tipos de chás são boas opções para tornarem o seu dia mais saudável e hidratar o organismo. O consumo de líquido também ajuda a proporcionar saciedade e diminuir aquela vontade incontrolável de comer fora de hora.

5 - Faça exames periodicamente: Ter um acompanhamento profissional é fundamental para obter eficácia na dieta. O nutricionista, por exemplo, irá te alertar das necessidades nutricionais do seu organismo, ajudar no emagrecimento e acompanhar os exames de rotina para a garantia do seu bem-estar.

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