Como evitar o efeito sanfona? Veja 5 dicas para manter o peso ideal do seu corpo

Para fugir do efeito sanfona é necessário ter uma atenção especial aos nossos hábitos de vida.
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Carolina Baliere

Consultor:

Carolina Baliere

Formada em Nutrição pelo Instituto Metodista Bennett, é pós-graduada em Nutrição Clínica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria

Perder e ganhar peso rapidamente é um dos maiores desafios de quem precisa equilibrar a dieta ou iniciar uma restrição alimentar. Para evitar o chamado "efeito sanfona" é preciso ter atenção, cuidados e uma boa dose de dedicação para manter os hábitos sempre saudáveis. Confira as dicas para evitar esse problema e manter o seu corpo saudável e na medida certa!

O efeito sanfona acontece quando temos uma perda drástica de peso e depois não conseguimos mantê-lo, causando o ganho dos quilinhos perdidos durante a dieta. Segundo a nutricionista Carolina Baliere, geralmente esse efeito ocorre quando fazemos uma restrição muito radical e quando chegamos ao nosso objetivo, voltamos a comer o que antes estava restrito, por isso, o equilíbrio na alimentação é fundamental:

"Devemos sempre manter uma dieta equilibrada, pois tudo que vai rápido pode voltar rápido também. Portanto pense que para você perder peso não há necessidade de perder rapidamente pois a pergunta é: em quanto tempo você engordou determinado peso? Então não queira radicalismo!", destaca a profissional.

Como evitar o efeito sanfona? Confira 5 dicas

De acordo com a nutricionista, para evitar esse efeito no organismo devemos nos alimentar bem a vida inteira, como projeto de vida sem tempo de validade: "Previna-se comendo sempre o mais natural possível e evite os produtos industrializados e o consumo excessivo de álcool", explica a profissional destacando as dicas para evitar o efeito sanfona:

1 - Comer de 3 em 3 horas: Ter uma alimentação regrada, com nutrientes corretos e horários para a ingestão é fundamental para prevenir o efeito sanfona, já que assim evitamos a gula, prevenindo o ganho de peso indesejado. Ao comermos de três em três horas não chegamos a próxima refeição com tanta fome.

2 - Beba bastante líquido: Cerca de 75% por cento do nosso corpo é composto por água, por isso a ingestão regular de líquido é fundamental. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, um adulto saudável necessita de 2,8 L por dia, ou seja, sucos naturais ou integrais, água de coco, água e vitaminas são sempre bem-vindos, agregam nutrientes e ajudam na hidratação do corpo.

3 - Coma ao menos 3 frutas ao dia: As frutas (mamão, pera, morango, framboesa e maçã, por exemplo) são ricas em fibras que promovem a saciedade e ajudam no bom funcionamento do trânsito intestinal. Elas podem ser acrescidas nos intervalos entre as principais refeições ou colocadas como uma sobremesa para diminuir a vontade incontrolável de comer um doce após o almoço, por exemplo. Além disso, as frutas são responsáveis por acelerar o nosso metabolismo, beneficiando a perda de peso.

4 - Faça atividade física: 30 minutos por dia de uma prática esportiva já vai beneficiar as principais funções do seu corpo e ajudar a prevenir o ganho de peso. Seja na academia, em casa ou ar livre, as atividades ajudam a perder as calorias além de melhorar a nossa qualidade de vida, tornando-nos mais saudáveis e nos tirando do quadro do sedentarismo.

5 - Prefira alimentos ricos em gorduras boas: Elas ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares e geram mais saciedade. "Ajuda na diminuição de compulsão e auxilia na redução de gordura abdominal, além de gerar energia para o nosso corpo", ressalta a nutricionista.

"Ingira suco verde pela manhã, acrescente gengibre, linhaça dourada, castanhas, nozes, coco, abacate e óleo de coco no seu dia a dia. Além disso, vá à feira e prefira os produtos mais naturais possíveis. É questão de mudança de hábito para o bem-estar da vida inteira, respire fundo e cuide de você.", finaliza Carolina Baliere.

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