Fim de semana, férias e feriados: Como manter a dieta equilibrada?

Manter a dieta durante os períodos de finais de semanas, férias e feriados não é nada fácil. Contudo, há formas de se fazer sem, necessariamente, deixarmos de saborear esses momentos ou alterar muito os hábitos em nossas vidas. Conheça algumas formas para equilibrar a alimentação fora da rotina cotidiana.
Manter a dieta durante os períodos de finais de semanas, férias e feriados não é nada fácil. Contudo, há formas de se fazer sem, necessariamente, deixarmos de saborear esses momentos ou alterar muito os hábitos em nossas vidas. Conheça algumas formas para equilibrar a alimentação fora da rotina cotidiana.
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Caroline Codonho

Consultor:

Caroline Codonho

Formada no Centro Universitário São Camilo, tem 3 pós-graduações: Saúde da Família e Comunidade (IEP Albert Einstein), Fisiologia e Metabolismo Aplicados a Nutrição e Atividade Física (ICB-USP) e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (VP/ UNICSUL)

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Hoje em dia já não é mais tão complicado manter uma dieta equilibrada e eficaz durante a semana, apesar, muitas vezes, da falta de tempo. Mas e nos finais de semana, feriados ou durante as férias... Como faz? Além da costumeira preguiça para cozinhar, nesses períodos, é comum alimentar-se fora de casa, além dos diversos encontros sociais, que trazem grandes possibilidades de mudarmos um pouco os nossos hábitos alimentares.

Para quem não pode preparar em casa as refeições do dia, fast-foods de saladas e sucos resolvem o sufoco, restaurantes cada dia mais preocupados em oferecer uma alimentação mais nutritiva e saudável aparecem a cada esquina, tudo para simplificar a vida de quem corre muito e não quer sair da dieta. Mesmo assim, manter a dieta nos finais de semana ainda é um desafio. Para não colocar a perder toda a disciplina da semana, a nutricionista Caroline Codonho dá dicas valiosas:

"Uma estratégia importante para manter a linha no final de semana, creio que seja caprichar na hidratação, assim como inserir frutas nos intervalos das refeições e procurar incluir nelas algum alimento fresco", revela a especialista.

Outro fator complicador da dieta são as saídas em grupo, quando nem todo mundo está comprometido com uma dieta e, na maioria das vezes, acontecem em bares, cheios de petiscos e bebidas calóricas. É uma verdadeira cilada, praticamente sem escapatória, mas Caroline ensina alguns truques para amenizar os efeitos dos possíveis "escapulidas":

"Durante os eventos, prove os alimentos sempre com sabedoria, sem exageros. Eu sempre recomendo aos meus pacientes que consumam uma fruta rica em pectina, como maçã ou pera, antes da saída. Na manhã seguinte indico que incluam um suco misto de frutas, vegetais (como a couve) e gengibre para otimizar o trabalho do fígado, órgão que trabalha muito mais quando abusamos".

Alimentação durante as férias

Quando os finais de semana são prolongados ou estamos de férias e viajamos, o desafio é ainda maior. Na maioria das vezes não temos à disposição uma cozinha para prepararmos refeições, a alimentação local é muito diferente do nosso padrão, ou simplesmente ficamos tentados a provar dos quitutes locais, esquecendo da dieta. Para isso, Caroline tem um conselho:

"O principal segredo durante uma viagem, para não cair em todas as tentações, deve ser começar o dia com um café da manhã nutritivo, com sucos naturais, frutas, alimentos ricos em fibras. No decorrer do dia é bom procurar evitar períodos de jejum maiores que 3 a 4 horas, além de hidratar-se em abundância. Prove sem exageros e não terá culpa no retorno", finaliza.

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