Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Qual carne tem mais proteína? Veja a lista e saiba as vantagens do nutriente
Guia Culinário 25/03/2020

Qual carne tem mais proteína? Veja a lista e saiba as vantagens do nutriente

Pertencente ao universo dos macronutrientes – que fornecem energia ao corpo e devem ser consumidos em grande quantidade -, a proteína não pode faltar em nenhuma dieta. Ela está presente em vegetais (como soja, grão-de-bico e lentilha) e, principalmente, em alimentos de origem animal. As carnes, em especial, são ricas nesse nutriente e podem ser muito benéficas para o organismo. Mas você já se perguntou qual delas possui mais proteínas? Para esclarecer esse assunto, nós fizemos uma lista com as carnes que têm alto teor desse nutriente. Confira!

Por que as proteínas são tão importantes para o corpo?

Muitas pessoas já sabem sobre o papel da proteína na formação/ fortalecimento da massa muscular. No entanto, o papel desse nutriente é bem mais amplo: atua na produção de anticorpos, contribui para o funcionamento dos hormônios e é responsável por formar substâncias indispensáveis – como o colágeno (tipo de proteína que concede firmeza à pele).

Além disso, as proteínas são fundamentais para o sistema nervoso, auxiliando na transmissão de impulsos nervosos e, assim, contribuindo para os comandos básicos do cérebro. Por isso, é de suma importância manter uma dieta rica nesse nutriente, com alimentos de origem animal (carnes, ovos, leites e derivados) e alguns tipos de vegetais.

Carne de frango tem 27% de proteínas

De acordo com a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o frango é uma das carnes mais ricas em proteínas. Estima-se que em 100 g de frango, por exemplo, encontram-se 27 g do nutriente. Além disso, a carne branca é uma das mais saudáveis – tem pouco gordura, é rica em vitamina B3 e B6 (importantes para o sistema nervoso).

Carne bovina tem 26% de proteínas

Assim como o frango, a carne vermelha bovina funciona como importante fonte de proteínas. De acordo com a USDA, em 100 g dessa carne encontram-se, em média, 26 g do nutriente. Interessante, né? Além disso, esse tipo de carne fornece zinco, ferro, selênio e outros minerais importantes para o corpo.

Peixes (como atum e bacalhau) podem ter de 23 a 30% de proteínas

Para manter uma dieta saudável e equilibrada, é indicado incluir diferentes tipos de peixes na alimentação. Muitos deles, inclusive, têm alto teor de proteínas, ômega 3, vitaminas e minerais indispensáveis. Por isso, a nossa dica é investir no preparo de moquecas, molhos, peixes grelhados e diferentes receitas com essa carne no dia a dia. De acordo com a USDA, 100 g de alguns tipos de atum contêm cerca de 29 g de proteínas. O bacalhau, por sua vez, não fica muito atrás – em 100 g do peixe, é possível encontrar 23 ou até 30 g de proteínas. Não é pouca coisa, né?

Carne de porco tem cerca de 10% de proteínas

Quando se trata de fornecer proteínas para o organismo, a carne de porco tende a ficar um pouco atrás das demais. De acordo com a USDA, o estimado é que, em 100 g da carne, se encontram 10 g do nutriente. No entanto, é importante destacar que a carne suína é fonte de vitaminas A, do complexo B, zinco, ferro e outros minerais importantes. Ou seja, vale a pena incluí-la na dieta!