Macronutrientes e micronutrientes: saiba suas diferenças e por que consumi-los

Vegetais como alface e tomate são fontes de macro e micronutrientes - pois contêm fibras, vitaminas e minerais em sua composição
Vegetais como alface e tomate são fontes de macro e micronutrientes - pois contêm fibras, vitaminas e minerais em sua composição

Você já ouviu falar em macro e micronutrientes? Apesar de cumprirem papéis distintos no nosso organismo, essas duas categorias de nutrientes são igualmente importantes para a saúde. Para que você aprenda mais sobre o assunto, nós fizemos uma matéria explicando as diferenças - e os benefícios - dos macronutrientes e dos micronutrientes. Dá uma olhada!

Macronutrientes são as principais fontes de energia e são requeridos em maior quantidade

O grupo dos macronutrientes é formado por carboidratos, gorduras, fibras e proteínas, que são os responsáveis por fornecer energia para o funcionamento do corpo. Por conta disso, inclusive, eles devem ser consumidos em maior quantidade no dia a dia. Os carboidratos, por exemplo, cumprem importante função energética, pois são utilizados pelas células no processo respiratório. Eles são encontrados em diferentes tipos de pães, batatas e cereais (como arroz e milho).

As gorduras, por sua vez, são importantes para manter a temperatura do corpo, auxiliam no transporte de vitaminas, protegem os órgãos vitais e, assim como os carboidratos, funcionam como importante fonte de energia. Ou seja, também cumprem funções necessárias para o organismo! As gorduras insaturadas - que auxiliam no controle do colesterol - podem ser encontradas em alimentos como abacate, peixes e oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes).

Para garantir o bom funcionamento do intestino, também é importante consumir fibras. Esses macronutrientes contribuem para o controle do trânsito intestinal e ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue. Elas são encontradas em leguminosas, folhas verde-escuras e cereais integrais (arroz, aveia e trigo). Já as proteínas - encontradas em carnes, ovos, leites e derivados - ajudam a fortalecer os músculos, a produzir anticorpos e transportar oxigênio. Não tem como deixar nenhum macronutriente de fora!

Micronutrientes são exigidos em menor quantidade

Composto por vitaminas e minerais, o grupo dos micronutrientes também é fundamental para o organismo - afinal, eles contribuem para as reações químicas que liberam energia para o corpo. Só que, enquanto os macronutrientes precisam ser consumidos em grande quantidade, os micronutrientes podem ser consumidos com parcimônia - apenas alguns miligramas por dia são suficientes!

Tanto as vitaminas hidrossolúveis (C e do complexo B) quanto as lipossolúveis (A, D, E e K) fazem parte da categoria de micronutrientes. Elas são muito importantes para o funcionamento do sistema nervoso, cardiovascular, fortalecem a imunidade, os ossos, músculos, fazem bem para a saúde da pele e dos cabelos.

Minerais como cálcio, ferro, sódio, potássio, iodo, cobre, zinco, manganês, flúor e magnésio também são constituintes do grupo dos micronutrientes. Eles são fundamentais para a manutenção dos tecidos do corpo e, por isso, devem ser consumidos todos os dias.

Vale destacar que os micronutrientes (vitaminas e minerais) podem ser encontrados em diversos tipos de alimentos: legumes, verduras, frutas, peixes, carnes vermelhas, ovos, leites e derivados. Ou seja, para consumir todos os nutrientes necessários, é fundamental manter uma dieta diversificada. Por isso, a nossa dica é sempre seguir as indicações de um nutricionista.

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