Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 27/09/2019

Para que serve o gérmen de trigo e como usá-lo nas receitas

Você sabia que o gérmen é considerado a parte mais nutritiva e nobre do trigo? É lá que se concentra a maioria dos minerais (ferro, cálcio, zinco, fósforo, magnésio, selênio), vitaminas do complexo B, E, antioxidantes e ômega 3 (um tipo de ácido graxo essencial) que estão presentes no cereal. Interessante, né? Então, se o objetivo é ter uma alimentação equilibrada e altamente nutritiva, esse é um dos alimentos que não pode faltar na dieta. Para te ajudar a incorporar o gérmen de trigo ao dia a dia, nós separamos umas dicas e receitas imperdíveis. Confira e coloque em prática!

Gérmen de trigo pode ser consumido junto com vitaminas, iogurtes e frutas picadas no café da manhã

Uma boa dica para incorporar o gérmen de trigo ao café da manhã é usá-lo no preparo de vitaminas. Você pode fazer uma receita de bananas picadas com leite, mel, aveia e gérmen, por exemplo. Basta bater tudo no liquidificador ou mixer – fica uma delícia e é altamente nutritivo! Também é possível usar outras frutas, como morango, framboesa, abacate, maçã, manga e até alguns vegetais (como cenoura e espinafre), que deixam a receita ainda mais rica.

Além de usar o gérmen de trigo para preparar vitaminas, você também pode jogá-lo por cima do iogurte ou da salada de frutas junto com granola e aveia. Essa é uma ótima forma de iniciar o dia, pode apostar!

Alimento pode ser usado no preparo de massas, como pães, bolos e pizzas

O gérmen de trigo também é ótimo para preparar massas de diferentes tipos: pães, bolos, tortas e pizzas. Outra dica interessante é usá-lo no preparo de bolos de carne (kibes) e salgados. O lado bom é que ele acrescenta muito em termos nutritivos, tornando as receitas mais saudáveis e saborosas.

Utilize gérmen de trigo no preparo de sopas, molhos e recheios

Que tal usar o gérmen de trigo no preparo de sopas e caldos? Ele ajuda a engrossar, acrescenta sabor e deixa a comida mais nutritiva. Esse tipo de gérmen também é indicado para o preparo de molhos (inclusive os usados na salada) e recheios de tortas e bolos.

A nossa sugestão, no entanto, é nunca exagerar na quantidade desse ingrediente, ok? O mais indicado é que você consuma cerca de duas colheres de sopa de gérmen de trigo por dia. Por isso, tente se planejar para comer o alimento apenas no café da manhã, no almoço ou lanche. Assim não tem erro!

Óleo de gérmen de trigo é muito usado para hidratar a pele

Muita gente não sabe, mas o gérmen de trigo não é usado apenas na alimentação do dia a dia. O óleo desse cereal tem propriedades hidratantes e terapêuticas – sendo indicado para tratar rugas, peles secas e, inclusive, para hidratar o couro cabeludo. Vale lembrar que o gérmen é fonte importante de antioxidantes, e por isso inibe a ação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças, como o câncer.