Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é curcumina e onde encontrar essa substância
Guia Culinário 08/04/2020

O que é curcumina e onde encontrar essa substância

Encontrada em diferentes especiarias – como cúrcuma e curry -, a curcumina é um pigmento que possui várias propriedades medicinais e pode ser usado em diferentes situações. Para que você conheça melhor essa substância e seus benefícios, nós preparamos uma matéria falando mais sobre a curcumina e os alimentos fontes. Confira!

Quais são os benefícios da curcumina?

A curcumina, para quem não sabe, é um tipo de pigmento antioxidante altamente benéfico: faz bem para a saúde da pele, dos cabelos, ajuda na digestão e possui propriedades anti-inflamatórias que fortalecem o sistema de defesa do corpo. Esse pigmento concede uma coloração amarelo-alaranjada aos alimentos e pode ser usado em diferentes receitas: risotos, omeletes, massas, frangos e por aí vai.

Curcumina pode ser encontrada na cúrcuma (raiz indiana) e no curry

De origem indiana, a cúrcuma (ou açafrão da terra) é muito usada como tempero em diferentes pratos. Ela é um tipo de planta da família do gengibre e, a partir de sua raiz, é possível extrair um pó amarelado (rico em curcumina) que é muito usado para temperar carnes, frutos do mar e diferentes receitas. A cúrcuma é ótima para fortalecer a imunidade, tem ação antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e ajuda a tonificar o corpo (sendo indicada para atletas). Essa especiaria também torna os pratos mais coloridos concede mais sabor às diferentes receitas.

O curry, por sua vez, é composto por uma grande mistura de ervas secas e especiarias. Ele é muito usado na culinária indiana e asiática para temperar os pratos e agregar mais nutrientes. Geralmente, o curry é formado por um mix de pimenta-do-reino, vermelha, dedo-de-moça, coentro, erva-doce, cominho, cravo, canela e cúrcuma. Não é pouca coisa, né?

Por ser formado por várias especiarias, o curry é considerado um dos temperos mais nutritivos e saborosos que existem. Ele é rico em antioxidantes (como a curcumina), em propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, faz bem para a saúde do sistema respiratório, digestório e atua como termogênico (ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo).

E aí, gostou de aprender mais sobre a curcumina e seus benefícios? Essa substância natural tem sabor levemente picante, amargo e por isso, tem ótima aplicação na culinária. Também é válido destacar que existem vários estudos voltados para o possível uso da curcumina no tratamento de câncer e de outras doenças. Interessante, né?