Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Açafrão para recuperação física: Descubra os benefícios da cúrcuma para atletas
Guia Culinário 01/03/2017

Açafrão para recuperação física: Descubra os benefícios da cúrcuma para atletas

Suplementos alimentares, batata doce, ovo, carnes em geral… Todos esses alimentos são constantemente relacionados ao ganho de massa muscular, mas, você já ouviu falar na eficácia do açafrão para tonificar o corpo e melhorar o desempenho físico? Também conhecida como cúrcuma, ele é uma das especiarias mais poderosas para a nossa saúde, beneficiando e nutrindo o organismo da forma mais saudável e natural!

O conhecimento desses valores nutricionais do açafrão para o aumento físico veio através de um estudo, realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que apontou que o consumo do alimento, durante as refeições principais do dia, almoço e janta, ajuda diretamente na recuperação muscular. Para corroborar com a tese, os pesquisadores acompanharam 28 atletas de corrida de rua, durante um mês, para avaliarem seus desempenhos.

Nesse período, 14 atletas utilizaram cápsula de açafrão, enquanto, a outra metade, usou uma espécie de placebo (cápsulas sem o açafrão). Após coletar o sangue de cada corredor (24 horas antes e depois de corridas de 21km), os cientistas observaram o aumento da atividade anti-inflamatória no grupo que ingerira a cúrcuma. Além disso, ouve uma significativa redução de um marcador de lesão muscular, denominado “mioglobina”.

Mas… O que é o açafrão?

Muito utilizado como tempero e corante (de pigmentação dourada) na gastronomia mundial, para dar mais cor e sabor às receitas, o açafrão é uma “misteriosa” planta (uma linda e delicada flor!) originária da Caxemira, Região Norte da Índia. Normalmente ela acompanha pratos com peixes, ou, até mesmo, macarrões, mostardas, queijos, ovos e carnes vermelhas. Em relação aos pratos doces, ele também combina perfeitamente com sobremesas, especialmente cremes, e na confecção de bolos, biscoitos, sorvetes.

9 ações poderosa do açafrão para a saúde

– Antiparasitária: Promove a migração dos vermes dentro do hospedeiro para órgãos onde possam ser destruídos pela processo de fagocitose, onde os protozoários realizam a sua alimentação.

– Antiespasmódica: Inibe os efeitos produzidos por espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga.

– Antibacteriana: Inibe e destrói a ação de bactérias nocivas ao organismo.

– Anti-inflamatória: Impede ou ameniza essa reação e minimiza os sintomas da inflamação como calor, rubor e dor.

– imonoestimulante: Estimula ou reforça o sistema imunológico ou reações imunológicas, contra a ação dos radicais livres no organismo.

– Antioxidante: Atrasa ou inibe a oxidação de um substrato oxidável. O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.

– Hipoglicemiante: Ou antidiabéticos tem a tarefa de diminuir a quantidade de glicose (açúcar) no sangue (glicemia).

– Anticancerígena: Combate os tumores malígnos que causam câncer no organismo.

– Cardioprotetora: Ajuda e fortalece a saúde do coração, auxiliando e protegendo o músculo contra infartos e outras doenças cardíacas.