Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que comer pós treino? 5 alimentos que ajudam a diminuir a dor muscular
Guia Culinário 23/02/2022

O que comer pós treino? 5 alimentos que ajudam a diminuir a dor muscular

Cuidar da hidratação e alimentação pós-treino é fundamental para a saúde dos músculos, sabia? Alguns alimentos ajudam a evitar contrações e ainda otimizam o ganho de massa magra, sendo essenciais para quem se exercita de forma regular. Aqui, nós separamos dicas do que comer pós-treino – desde frutas e legumes até proteínas magras e especiarias que são ótimas para a saúde da estrutura óssea e muscular. Confira e monte já o seu cardápio de alimentos pós-treino!

O que comer pós-treino para melhorar a recuperação dos músculos?

Depois de fazer atividades aeróbicas e, principalmente, exercícios de musculação – que demandam muito dos músculos -, é importante fazer uma refeição leve e ao mesmo tempo nutritiva, que tenha nutrientes específicos, como carotenoides e outros agentes antioxidantes, que cumprem ação anti-inflamatória no organismo, evitando quadro de dores. Conheça os principais alimentos para fazer um lanche pós-treino adequado:

1. Smoothie pós-treino: use beterraba no preparo da bebida

Além de ser uma hortaliça rica em fibras, que garantem mais saciedade, a beterraba se destaca por ter um alto teor de carotenoides e flavonoides (antioxidantes) e fitonutrientes que têm ação anti-inflamatória e ajudam a aliviar a dor, contribuindo para a regeneração dos músculos.

Você pode consumir tanto a beterraba in natura (em saladas ou refogados) quanto em vitaminas e smoothies nutritivos. Uma boa dica é fazer uma combinação com frutas que fica bem deliciosa: bata 200 ml de leite longa vida Zero Lactose Taeq, 1 banana, ¼ de beterraba, 1 colher de sopa de aveia em flocos finos Taeq e 1 colher de sopa sementes de chia Taeq. Beba em seguida para usufruir de todos os nutrientes!

2. Peixe com temperos fornece proteínas e ômega 3

Comer alimentos ricos em proteínas é outra dica importante para a alimentação pós-treino. Aqui, a ideia é dar uma chance para as carnes magras (com pouca gordura), como salmão, atum, truta e outros peixes. Esses alimentos estimulam o ganho de massa muscular e ainda têm um alto teor de ômega 3, substância que contribui para a recuperação dos músculos, evitando possíveis dores. Você pode consumir o peixe frito ou cozido com limão, sal e pimenta.

3. Gengibre no pós-treino cumpre ação anti-inflamatória

Você sabia que o gengibre também é ótimo para o bem-estar dos músculos no pós-treino? Além de ter ação termogênica no organismo, contribuindo para a queima de calorias, essa raiz medicinal funciona como anti-inflamatório natural.

Ele contém uma grande quantidade de gingerol – componente ativo parente da capsaicina (substância que garante ardência às pimentas), que cumpre ação antioxidante e tem função semelhante à da aspirina, combatendo a dor muscular no pós-treino. Por isso, uma boa dica é usar o gengibre no preparo de sucos, smoothies e até mesmo em sopas e cremes para consumir no pós-treino.

4. Frutas vermelhas são ricas em vitaminas do complexo B e antioxidantes que melhoram a saúde dos músculos

Para hidratar o organismo e ao mesmo tempo contribuir para a recuperação dos músculos, uma boa dica é consumir frutas vermelhas – como morangos, framboesas e amoras, que são ricas em vitaminas do complexo B, C e agentes antioxidantes que combatem quadros inflamatórios. Elas ajudam bastante a evitar dores intensas e ainda fortalecem o sistema imunológico.

5. Banana ajuda a repor potássio na alimentação pós-treino

Que tal fazer uma vitamina de banana para tomar depois do exercício? Essa fruta ajuda a repor o potássio e outros nutrientes perdidos no treino. Além disso, ela é fonte de fitonutrientes que evitam a inflamação muscular e ajudam a regular o sistema digestivo. No preparo da vitamina, você ainda pode usar aveia em flocos para deixá-la ainda mais completa nutricionalmente.