Nutrição e celulite: Quais alimentos ajudam a evitar as gordurinhas localizadas?

Não é tecnologia, é vida saudável! Para combater as indesejáveis celulites na pele, a primeira atitude a ser tomadas é a imediata reeducação alimentar. Alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios são fundamentais para limpar as células do organismo, desinchar o corpo e, assim, evitar as gordurinhas localizadas.
Não é tecnologia, é vida saudável! Para combater as indesejáveis celulites na pele, a primeira atitude a ser tomadas é a imediata reeducação alimentar. Alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios são fundamentais para limpar as células do organismo, desinchar o corpo e, assim, evitar as gordurinhas localizadas.
Qual mulher não gostaria de eliminar de vez a celulite da vida? Pois bem, diante inúmeras formas que dizem acabar com aquelas gordurinhas localizadas no corpo, a mais eficaz, natural e saudável de todas, se chama alimentação. Para combater os furinhos e as estrias da pele, um bom cardápio alimentar no dia a dia é essencial para amenizar os efeitos das inflamações, inchaços e retenção de líquidos que geram esse problema estético.

Em linhas gerais, a celulite é um processo desencadeado pelo aumento das células adiposas, que incham, retém líquidos e acumulam toxinas, devido a ingestão excessiva de gorduras. Conforme o grau de inchaço, as células mudam de forma e localização e, ao encontrar a resistência das fibras de colágeno, elas pressionam as outras camadas da pele para baixo, resultando nas depressões e no aspecto de "casca de laranja". De acordo com a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, as três principais hipóteses para o aparecimento das celulites baseiam-se em: alterações anatômicas e hormonais, microcirculação e processo inflamatório crônico. Sendo a alimentação saudável pode fazer muito por você. "Através de uma dieta individualizada e planejada você poderá: desintoxicar, desinflamar, melhorar a circulação, eliminar líquidos e diminuir inchaço", explica Patrícia.


O que posso acrescentar na minha alimentação para auxiliar no tratamento das celulites?


Então vamos para a prática! Segue abaixo alguns dos alimentos importantes no combate a celulite:

- Chá verde e gengibre: Desintoxica, acelera o metabolismo e tem ação anti-inflamatória. "Só evite tomar o cha verde muito tarde pois podem afetar a qualidade do sono", reitera Patrícia.

- Açafrão (ou Cúrcuma): Altamente antioxidante, estimula a circulação e ajuda a diminuir o inchaço. "Acrescente em ovos, no frango, nos legumes, no arroz... As possibilidades são muitas!", salienta a profissional.

- Frutas vermelhas: Morango, framboesa, amora, cranberry, mirtilo, goji berry e açaí são antioxidantes e eliminam os radicais livres, que danificam os tecidos.

- Colágeno e suplementos: Para flacidez, distribuição de líquidos corporais e tonus muscular. Claro que é sempre é necessária a supervisão de seu nutricionista.

- Alcachofra, hibiscus, salsinha, cavalinha e centella asiática: Possuem ação diurética, eliminando líquidos e toxinas. Procure consumir 3x por semana

- Vegetais verdes escuros: Fontes de clorofila melhoram a circulação e desintoxicam o organismo. Além de serem fontes de ferro e proteínas.

- Algas: Ajuda a regular hormônios da tireoide e a fome (aquela usada na culinária japonesa pode substituir um pão e virar um sanduiche)

- Azeite e abacate: Gorduras boas anti-inflamatórios. Atenção a quantidade!

- Limão: Alimentos ricos em vitamina C protegem os vasos sanguíneos ajudando na circulação. Use limão em jejum ou como tempero.


O que precisamos evitar comer para combater a celulite?

- Doces: Leva ao aumento da reserva de gordura favorecem o aparecimento da celulite

- Gorduras: Desencadeiam processos inflamatórios na pele e provocam um acúmulo de gordura

- Cafeína: Leva à desidratação do organismo, quando em excesso, prejudicando circulação

- Sódio: Pode levar à retenção de líquido influenciando formação de celulite
O ideal é não consumir mais 2g de sódio por dia (1 colher de chá). Leia os rótulos!

- Álcool: Pode prejudicar a circulação sanguínea e causar retenção de líquidos.
Além disso, o álcool é automaticamente transformado em gordura.

OBS: A quantidade e a inclusão desses alimentos, bem como a suplementação, precisa da orientação de um nutricionista pois dependerá da condições de saúde e objetivos do individuo. Com ajuda profissional você potencializará seus resultados.
*Patrícia Bertoni Brotherhood (CRN 101586) é nutricionista especializada em gestão de qualidade e segurança de alimentos e atua na prescrição de fitoterápicos e suplementação. Formada pela UNIRIO, a profissional disponibiliza suas redes sociais para contato e informações: Instagram
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