Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Noz-pecã tem benefícios ligados à saúde cardiovascular! Saiba mais sobre ela
Guia Culinário 29/06/2020

Noz-pecã tem benefícios ligados à saúde cardiovascular! Saiba mais sobre ela

Pertencente ao grupo das oleaginosas (ou frutos secos), a noz-pecã é considerada um alimento bem nutritivo e pode ser usada em diferentes receitas: tortas, bolos, brownies ou até mesmo saladas e pratos salgados. Mas você sabia que a noz-pecã, além de versátil e saborosa, pode influenciar diretamente na saúde do sistema cardiovascular? Para quem não sabe, esse fruto é fonte de nutrientes que ajudam a manter o coração saudável a longo prazo. Quer saber mais sobre o assunto? Aqui, nós preparamos uma matéria falando sobre os benefícios da noz-pecã. Confira!

Por ser fonte de antioxidantes e gorduras do bem, noz-pecã é importante para a saúde cardiovascular

Para manter a saúde do sistema cardiovascular, é muito importante ter uma dieta equilibrada, evitar o consumo de gorduras trans e, se possível, investir em alimentos naturais (como vegetais, cereais, frutos e leguminosas). A noz-pecã, em especial, é considerada uma grande aliada para a saúde do coração. Ela tem um alto teor de antioxidantes – substâncias que combatem a ação dos radicais livres e protegem o sistema cardiovascular – e gorduras do bem (monoinsaturadas), que são fundamentais para o controle do colesterol. Por ser fonte de ômega 3, por exemplo, a noz-pecã ajuda a evitar o acúmulo de colesterol ruim (LDL) no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares a longo prazo.

Oleaginosa é fonte de vitamina B6, ferro, fósforo e magnésio

Outro ponto interessante da noz-pecã é que ela é fonte de outros nutrientes essenciais. Por ser rica em minerais como fósforo e magnésio, por exemplo, a oleaginosa auxilia no processo de fortalecimento dos ossos e no funcionamento do cérebro. Além disso, ela é rica em ferro – mineral responsável pelo transporte de oxigênio entre as células – e em vitamina B6 (ou piridoxina), que também ajuda a proteger o sistema cardiovascular e o cerebral.

Noz-pecã faz bem para a saúde da pele, tem ação anti-inflamatória e ajuda nos sintomas da TPM

Por ter um alto teor de antioxidantes, a noz-pecã também ajuda a combater o envelhecimento precoce, auxiliando na saúde da pele e dos cabelos. Além disso, a oleaginosa é fonte de cobre e manganês, minerais que cumprem ação anti-inflamatória e ajudam na regulação dos hormônios – prevenindo, assim, os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual). Ao consumir noz-pecã com certa frequência você mantém o sistema imunológico mais fortalecido e, ao mesmo tempo, previne possíveis doenças relacionadas ao coração. Interessante, né?