Dia das Mulheres: 5 exercícios para aliviar os sintomas da TPM

Mulheres contra a TPM! Um dos maiores problemas das mulheres em suas rotinas, a tensão pré-menstrual pode ser aliviada através de bons hábitos de vida. Atividades físicas regulares são essenciais. Veja alguns exemplos em nossa galeria!
Mulheres contra a TPM! Um dos maiores problemas das mulheres em suas rotinas, a tensão pré-menstrual pode ser aliviada através de bons hábitos de vida. Atividades físicas regulares são essenciais. Veja alguns exemplos em nossa galeria!
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Correr, nadar, malhar... Quer fugir dos sintomas da TPM? Então mexa-se! Um dos maiores problemas enfrentados pelas mulheres em suas rotinas, a tensão pré-menstrual pode ser minimizada com boas práticas de vida. Junto aos seguimentos de uma alimentação saudável, as atividades físicas, além de importantes para a saúde, também ajudam a fortalecer o organismo e, claro, controlar as sensações de humor, tão abaladas nesse período.

Apesar do dia a dia das mulheres estarem cada vez mais corridos, em que, tanto o psicológico quanto a parte físca sofrem muitos desgastes, o corpo inteiro reage de forma desequilibrada a esse período cíclico e a prática de exercícios físicos podem ser uma excelente alternativa para devolver a energia necessária ao organismo. A fisioterapeura Michelle Lemos nos indicou 5 exercícios que podem ajudar a combater os sintomas desse período tão conturbado. Veja abaixo as indicações da profissional.

Mulheres contra a TPM: Veja 5 atividades importantes e seus benefícios!

Corrida: Melhora a ansiedade, a tensão e a qualidade do sono. Nos tão temidos "dias femininos", a corrida pode ajudar a diminuir o estresse e trazer a sensação de bem-estar. "Correr em média de 45 minutos por dia alivia o estresse e relaxa, pois libera endorfina e dá sensação de prazer", destaca Michelle.

Musculação: Segundo Michelle, com séries mais curtas, a musculação é uma atividade altamente versátil e traz melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem).

Alongamento: "Ajudam no alívio das dores na lombar e nas pernas, fazendo 3 séries de 40 segundos cada. E uma excelente opção são os abdominais e exercícios para a região pélvica, que proporcionam o alívio das cólicas", destaca a profissional.

Pilates: Melhora o desempenho nas corridas, combate o estresse, ameniza dores e melhora a respiração e a concentração. "O Pilates proporcionar também uma fortificação e o alongamento do corpo de uma forma integrada", enfatiza a fisioterapeuta.

Yoga: "Ajuda na respiração, equilíbrio, levando concentração e calma", ressaltou a especialista, reiterando: "Sobre prática da Yoga, que desperta a consciência corporal, facilitando a percepção de quando o corpo necessita relaxar e descansar", finaliza.

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