Você já ouviu falar nas carnes de terneiro e novilho? Essas duas carnes vermelhas vêm ganhando destaque no cardápio de quem ama um bom churrasco, mas não abre mão da alimentação saudável, leve e, claro, saborosa! Fontes de proteínas e importantes nutrientes para o corpo, elas ainda são bem menos gordurosas do que as outras! Conheça mais sobre esses dois alimentos e saiba como podemos acrescentá-las da melhor forma no dia a dia.
Normalmente, o consumo de carnes vermelhas é associada à má alimentação, por possuírem alta quantidade de gorduras. Por isso, na maioria das dietas, para obter a quantidade necessária de proteínas (de 10 a 15% da ingestão total nas refeições), é recomendado o uso de carnes brancas como, por exemplo, frango ou peixe. Assim, o terneiro e o novilho vieram para mudar um pouco essa história. Muito mais magras e fontes de vitaminas e minerais, essenciais para a construção e regeneração das células do organismo, elas podem ser incluídas tranquilamente em uma rotina alimentar equilibrada e saudável.
Veja, abaixo, as particularidades das carnes de terneiro e novilho, seus benefícios nutricionais, além de uma receita incrível para cada uma delas!
Carne de terneiro: Mais macia e saudável!
O terneiro é composto por duas raças bovinas: Rubia Gallega, que tem origem espanhola e o Nelore, que é brasileiro. O resultado dessa união é uma carne com menos gordura, mais proteínas e baixo colesterol.
"A carne de terneiro tem 78% menos gordura do que a carne comum. Mas ainda não está completamente inserido na alimentação do brasileiro devido a nossa cultura. A carne é indicada inclusive para as crianças, já que é mais macia e de fácil mastigação. E, atenção no preparo: Como a carne é mais macia, ela precisa de menos tempo no fogo do que a carne vermelha tradicional. A dica é selar a carne na chapa quente e acompanhar com atenção o ponto", ressalta a nutricionista Daniella Chein.
Receita: "Picadinho de carne de terneiro"
Ingredientes
- 500g de filé mignon de terneiro em cubinhos
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (chá) de vinagre de maçã
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de farinha de trigo
- 1/2 cebola ralada (criança não gosta de sentir a cebola)
- 1 dente de alho espremido
- 1/2 xícara (chá) de polpa de tomate
- 1 copo de iogurte natural desnatado
Modo de Preparo:
Aqueça bem uma frigideira funda. Tempere a carne com sal e vinagre. Acrescente o azeite à frigideira e junte o açúcar. Polvilhe a carne com a farinha e leve-a à frigideira, fritando até perder a cor vermelha. Junte a cebola e o alho e refogue mais um pouco. Adicione então a polpa de tomate e deixe ferver. Por último, acrescente o iogurte, mexa bem e sirva com arroz bem soltinho. A salada de alface com tomate é um ótimo e saudável acompanhamento. Evite comê-la com batatas fritas e os refrigerantes.
Carne de novilho: Fonte de vitaminas e minerais!
Também com pouca gordura, a carne de novilho tornou-se uma ótima opção para os adeptos de uma alimentação mais balanceada. Também conhecida como vitela, por ser produto da criação de carne mais rosada e macia de bezerros, é um alimento muito completo e seus nutrientes são difíceis de serem repostos com outras fontes, principalmente os aminoácidos.
"A carne de novilho é uma rica fonte de proteína e é a maior fonte de cinco importantes vitaminas: tiamina, niacina, riboflavina, vitaminas B6 e B12. Além disso, contribui com minerais, principalmente o ferro e o zinco", reitera Daniella Chein.
Receita: Bifinhos de vitela com cogumelos
Ingredientes:
- Bifinhos de vitela (1 por pessoa)
- 1 cebola grande
- 1 lata pequena de cogumelos laminados
- 3 dentes de alho
- 1 cálice de leite
- Sal e pimenta e azeite de oliva
- Um pouquinho de vinho branco
Modo de preparo:
Comece por temperar os bifinhos com os alhos, sal e pimenta, e reserve. Lamine a cebola e numa frigideira aloure a cebola com o azeite. Quando a cebola estiver bem lourinha junte os bifinhos e deixe que dourem um pouco, sem cozinhar muito. Junte então os cogumelos e o leite e o vinho. Deixe apurar e pronto!