Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mastigar bem ajuda a emagrecer: Invista tempo na hora das refeições
Guia Culinário 10/03/2015

Mastigar bem ajuda a emagrecer: Invista tempo na hora das refeições

Você otimiza a sua refeição? Quanto tempo você demora para terminar de almoçar? Todos sabem que comer é vital para a saúde, contudo, a forma como ingerimos os alimentos também é de fundamental importância para nossa alimentação diária. A correria cotidiana, muitas vezes, faz esquecer que nossos corpos não são máquinas e que precisamos de tempo e, principalmente, calma para nos mantermos saudáveis. O processo de mastigação, por exemplo, resulta diretamente numa boa ou má qualidade de funcionamento do organismo.

Em média, o nosso organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado. Durante a mastigação, o corpo vai recebendo avisos e se preparando quimicamente para a assimilação dos nutrientes, até o momento que dá os sinais de satisfação. Assim, a mastigação pode ser considerada um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a se ingerir.

Se os alimentos não forem bem triturados e chegarem pedaços grandes ao estômago, o trabalho deste órgão aumenta. O resultado é uma digestão inadequada, azia, fermentações e gases. Quando não mastigamos bem, não formamos saliva suficiente, resultando na vontade de tomar líquidos para “empurrar” a comida até o estômago. Aqueles que mastigam bem e bastante os carboidratos complexos, notam o sabor doce inerente a esses alimentos e frequentemente conseguem diminuir sua necessidade de doces e fugir dessas “tentações”.

“Mastigar bem é o começo de uma boa digestão e ajuda a emagrecer. Quando se come devagar, se sente melhor o sabor de cada alimento, e a sensação de saciedade vem mais rápido. Quem come rápido, come sem pensar, come mais do que precisa e pode engordar. Você sabe que está com a mastigação ruim quando se sente cheio e com mau funcionamento do intestino. Para uma boa mastigação, use toda a dentição e mastigue nos dois lados da boca”, disse a nutricionista, Gildete Fernandes.

Conseguir a mastigação correta pode exigir treino e atenção, pois precisa ser incorporado na rotina do indivíduo para sempre.

Três pontos que devemos nos atentar para a mastigação adequada:

– Quantidade: realizar ao menos 30 mordidas por garfadas e nunca colocar uma quantia excessiva, o que dificulta a mastigação;

– Duração: o intervalo entre as garfadas deve ser de pelo menos 30 segundos;

– Qualidade: usar toda a cavidade oral para a mastigação, ou seja, não manter o alimento apenas em um dos cantos da boca.

Dicas para uma boa mastigação:

Para ter uma mastigação mais lenta e uma digestão mais saudável, aí vão algumas dicas:

– Descanse os talheres enquanto mastiga, assim você evita colocar mais alimento enquanto estiver com a boca ainda cheia.

– Aprecie o sabor da comida, sinta o gosto e a textura dos alimentos.

– Separe tempo para fazer suas refeições e não coma em frente à TV.

– Para mastigar bem e lentamente é preciso se concentrar na refeição.