Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Nhoque da fortuna! Veja como preparar um prato saudável para comemorar o dia 29
Guia Culinário 29/02/2016

Nhoque da fortuna! Veja como preparar um prato saudável para comemorar o dia 29

29 de fevereiro não é qualquer dia e, por isso, merece um cardápio especial. A data, que acontece de quatro em quatro anos, no entanto, também representa uma tradição culinária que atrevessa anos e que, a cada mês, o mundo todo celebra: o “nhoque da fortuna” ou “nhoque da sorte” é um momento propício para juntar a família e amigos para saborear uma das massas mais deliciosas da cozinha italiana e manter a fé e esperança por dias melhores.

De acordo com a tradição, em todos os dias 29, as pessoas devem colocar embaixo de um prato de nhoque, notas ou moedas, além de comer as sete primeiras massas em pé e fazer um pedido para cada uma delas antes de aproveitar a refeição completa. De acordo com a crença popular, este ritual traz fortuna a quem realiza-lo e sorte nos outros dias do mês.

Para manter a sua dieta em dia e não perder a oportunidade de fazer essa “fézinha”, a chef Bibi Aires, especializada em gastronomia saudável, nos apresenta uma ótima opções de receita de nhoque à base de alimentos orgânicos para uma refeição saborosa e amplamente nutritiva e com menos calorias! Veja abaixo!

Prato do dia 29: Nhoque de fava branca com banana da terra

Ingredientes:

– 250 g de fava (bem cozida)
– 1 colher (sopa) de azeite de oliva
– 1 colher de café de nós moscada
– ½ colher (chá) de sal marinho
– 4 bananas da terra (cozidas)
– 1 xícara (chá) de farinha de arroz

Molho pesto:

– 1 maço de manjericão
– ½ maço de salsinha
– 1 dente de alho
– ½ xícara (chá de nozes)
– 1//3 xícaras (chá) de azeite de oliva
– 1 colher (chá) de sal marinho

Molho de tomate:

– 6 tomates grandes italianos maduros.
– 1 cebola pequena
– 3 dentes de alho
– 1 colher (chá) de açúcar
– sal a gosto
– 1 colher de azeite

Modo de preparo:

Nhoque: Preaqueça o forno a 200º C. Cozinhe a fava branca na panela de pressão por 40 minutos, até que fiquem desmanchados. Cozinhe a banana da terra por 30 minutos e água. Faça um purê de favas com a banana no processador. Tempere com sal, azeite e a noz-moscada. Adicione a farinha de arroz aos poucos até formar uma massa consistente. Coloque uma pitada de sal. Separe a massa em pequenas porções e abra a massa em forma de nhoque. Coloque uma panela no fogo com água, sal, um fio de azeite e deixe ferver. Adicione o nhoque e retire assim que ele emergir.

Molho pesto: Adicione as folhas, alho, nozes e sal no processador e triture bem. Acrescente o azeite aos poucos até virar uma pasta. Pode servir com massa integral, pão ou bolachas.

Molho de tomate: Retire a pele e as sementes do tomate e corte-os em cubos. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite; acrescente os tomates e deixe-os desorar. Coloque o açúcar para tirar a acidez, tempere com sal e deixe cozinhar por 20 minutos.

Montagem: Numa travessa coloque o nhoque e regue com azeite. Coloque o molho de tomate primeiro e depois o molho pesto.