Muito além do feijão: Veja ótimas combinações com arroz para a sua alimentação!

Faz tempo que o arroz deixou de ser um mero acompanhante de refeições, principalmente do feijão. Rico em diversos nutrientes, o cereal pode fazer parte destacada das mais diversas composições culinárias, deixando qualquer prato mais saboroso e saudável. Veja algumas opções!
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Paola Lisbôa

Consultor:

Paola Lisbôa

Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC

Arroz com feijão, arroz com feijão, arroz com feijão... É claro que essa tradicional combinação agrada muito os paladares de quase toda a população brasileira, mas, todo o dia? Cair na rotina alimentar também é um sinal que as nossas refeições precisam de uma incrementada, vez ou outra, para a qualidade de nossa alimentação. E, para isso, o arroz é perfeito! Um dos cereais mais consumidos do mundo, ele se encaixa como poucos nas mais diversas receitas e composições!

Fonte de carboidrato e proteínas, o arroz tem diversas variações, mas o índice calórico é quase sempre o mesmo, apenas seus benefícios nutricionais são diferentes As combinações do arroz com outras leguminosas (feijão, lentilha e etc) ou legumes (cenoura, brócolis e etc) fornece proteínas completas para o organismo e reforçam a imunidade. Apesar do arroz branco ser o mais consumido no Brasil, aconselha-se o uso do arroz integral, como explica a nutricionista Paola Lisbôa.

"A diferença calórica entre o arroz integral e arroz brancos são muito pequenas, porém o valor nutricional do arroz integral é muito maior, visto que ele é rico em fibras, zinco, magnésio, potássio e fósforo. Sendo o arroz branco uma caloria vazia, ou seja, uma alimento que não traz benefícios, somente calorias", destaca a profissional, nos apresentando algumas combinações perfeitas para acompanhar e deixar o nosso prato de arroz ainda mais saboroso:

Ótimas combinações para receitas com arroz

1) Arroz + leguminosas: É a combinação perfeita de aminoácidos, essenciais para o organismo, que juntos reparam tecidos do corpo. Na união com o feijão, por exemplo, o arroz colabora com o aminoácido metionina e o feijão com a lisina. Juntos eles formam uma proteína de alto valor biológico. Outra leguminosa que vai muito bem com o cereal é a lentilha, como explica Paola Lisbôa:

"Além de ficar muito saborosa, essa combinação traz benefícios como: diminuir o risco de doenças cardíacas, isso porque as lentilhas são ótimas para baixar o colesterol. Além disso, é rica em vitaminas do complexo B, que são importantes para o funcionamento do sistema nervoso, imunológico e digestivo", explica.

2) Arroz + vegetais: Cozinhe o arroz integral com cenoura, brócolis e abobrinha. "Seu arroz ficará muito saboroso e cheio de nutrientes!", destaca a especialista.

3) Arroz integral + ovo cozido+ brócolis: O ovo é rico em vitaminas, como o colina, que ajudam no desempenho cognitivo. "O arroz é rico em magnésio e fibras e o brócolis é um vegetal ótimo para o coração, para pressão arterial, e beneficia a pele e o sistema imunológico", enfatiza a profissional.

- Tipos de arroz: Segundo Paola Lisbôa, você pode também variar o tipo arroz, como por exemplo o arroz negro, que é uma ótima opção para a saladas, também é muito rico em fibras, tem elevado teor de ferro e tem um pouco menos de calorias que o arroz integral. "Ele aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que você demora mais a sentir fome, além de ser rico em vitaminas do complexo B que são essências para o bom funcionamento to organismo", finaliza.

Veja os principais tipos de arroz e suas características nutricionais:

Branco ou polido: Contém basicamente carboidrato e sua principal função é fornecer energia. É o mais consumido no Brasil, mas é o menos nutritivo, pois as vitaminas e minerais ficam na casca, que é retirada durante o polimento.

Integral: Fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo.

Negro: Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. Além disso, tem quase o triplo do valor de proteínas e o dobro de fibras (excelentes para o funcionamento do intestino) em relação ao integral, contém maior quantidade de sais minerais e vitaminas.

Vermelho: Contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Selvagem: Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, é também o que apresenta a menor quantidade de gordura. Bom aliado para dietas restritivas.

Receitas:
Cenoura
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