Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mozzarella de búfala: conheça os benefícios desse tipo de queijo
Guia Culinário 22/10/2021

Mozzarella de búfala: conheça os benefícios desse tipo de queijo

Escolher tipos de queijo mais saudáveis para comer no dia a dia é importante para reduzir o consumo de sódio e gorduras. A mozzarella de búfala, em especial, se destaca por ser bem nutritiva, saborosa, pouco gordurosa e ainda combina com diferentes preparos: sanduíches, saladas, massas, risotos e por aí vai. Quer saber mais sobre os benefícios do queijo de búfala e como incluí-lo na alimentação? É só continuar lendo!

Quais os benefícios do queijo de búfala?

Feito a partir do leite de búfala, esse tipo de queijo contém uma quantidade grande de vitaminas, minerais, proteínas e um teor reduzido de sódio. Por isso, é considerado uma opção mais saudável que queijos como cheddar, gorgonzola e parmesão (que são ricos em gorduras saturadas). Saiba mais sobre as propriedades nutricionais do queijo mozzarela de búfala:

Mozzarella de búfala é fonte de proteínas

Um diferencial relevante da mozzarella de búfala é que, em comparação com queijos feitos a partir de leite de vaca, ela fornece um teor mais alto de proteínas – nutrientes importantes para a formação dos músculos, anticorpos, controle de hormônios e outras funções básicas do organismo.

Queijo de búfala tem alto teor de cálcio, potássio, fósforo, ferro e outros minerais

Por ser feita a partir do leite de búfala, essa muçarela também tem uma quantidade bem mais elevada de cálcio. Esse mineral é indispensável para o fortalecimento dos ossos e ajuda a prevenir doenças como osteoporose e osteopenia – principalmente em mulheres, que são mais vulneráveis a problemas na ossatura.

O queijo búfala também é fonte de potássio, fósforo, ferro, cobre e zinco. Por conter uma variedade grande de minerais, ele ajuda a fortalecer a imunidade, o sistema digestivo, os músculos e ossos. Outro ponto positivo é que ele contém uma quantidade sódio bem reduzida – principalmente quando comparado ao parmesão e outros queijos amarelos gordurosos.

Muçarela de búfala tem lactose, mas existem versões sem a substância

Algumas pessoas se perguntam se a mozzarella de búfala tem lactose. A resposta para essa pergunta é sim! Embora esse tipo de queijo seja feito a partir de uma matéria-prima diferente (sem ser o leite de vaca), ele também contém o açúcar do leite, também chamado de lactose.

A diferença é que a proteína do leite da vaca é diferente do leite da búfala. A da vaca é a caseína A1 enquanto a da búfala é A2. Vale destacar, no entanto, que é mais fácil encontrar produtos sem lactose originários do leite de búfala. Isso por conta do processo de fabricação – o queijo búfala, por exemplo, tende a ficar mais tempo na etapa de maturação. E, quanto mais curado, mais o queijo perde o açúcar (lactose).

A Taeq, em especial, oferece uma mozzarella de búfala zero lactose bem saborosa e nutritiva que pode ser incluída em diferentes receitas. Vale a pena experimentar!

Esse tipo de queijo é melhor para a saúde do coração

Embora tenha um valor calórico mais alto que alguns queijos de vaca, a muçarela de búfala se destaca por ter uma menor concentração de colesterol. Por conta desse fator, ela tende a ser mais benéfica para a saúde do coração. Ainda assim, vale destacar que nenhum tipo de queijo deve ser consumido de forma exagerada. Por isso, para usufruir ao máximo dos benefícios da muçarela de búfala, é importante consumi-la de forma moderada, ok?

Queijo de búfala contribui para o sistema imunológico, pois é fonte de vitaminas A e C

Além de fornecer proteínas e minerais, o queijo de búfala é rico em vitaminas A e C, que cumprem ação antioxidante e são ótimas para fortalecer o sistema imunológico. Essas vitaminas combatem a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando, consequentemente, a saúde da pele, dos cabelos e olhos.