Menopausa: entenda como os exercícios podem aliviar seus sintomas

Durante a menopausa, o exercício físico ajuda a reduzir estresse, ansiedade e ondas de calor, além de prevenir doenças como a depressão e a osteoporose
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Praticar exercício físico é algo importante para toda a vida - desde a infância até a fase adulta! Só que, em algumas etapas, o esporte pode ser ainda mais benéfico, sabia? Quando as mulheres passam pela menopausa, por exemplo, sintomas como cansaço, ansiedade, calor e dores no corpo podem se tornar comuns. Fora que também aumenta a propensão a doenças como osteoporose e depressão. Justamente nessa fase a atividade física se torna algo indispensável, pois ajuda a fortalecer o corpo e a trazer mais equilíbrio e bem-estar ao dia a dia. Quer saber mais sobre os benefícios do exercício para essa fase da vida? A gente listou alguns!

Exercícios aliviam o estresse e evitam a depressão

Quem pratica (ou já praticou) algum exercício físico sabe que não é apenas o corpo que se beneficia com a atividade. Isso porque também trabalhamos a mente e o lado emocional, trazendo um ar mais dinâmico e alegre para a rotina. Mas além do quesito "diversão e entretenimento", atrelado à prática do exercício, existe também uma explicação hormonal: quando nos exercitamos com frequência, o nosso corpo produz a serotonina e a endorfina, que são hormônios ligados à sensação de bem-estar. Eles nos deixam mais leves e bem dispostos, reduzindo significativamente o estresse, a ansiedade e ajudando a prevenir a depressão.

Ajuda a prevenir a osteoporose

Outro problema que pode surgir com a menopausa é a osteoporose, que consiste no enfraquecimento dos ossos. Por isso, além de investir em uma alimentação saudável e balanceada, também é importante recorrer aos exercícios físicos certos. Atividades aeróbicas como caminhada, dança e natação, por exemplo, ajudam a manter o bom funcionamento do corpo, a diminuir as dores musculares (pois haverá a tonificação dos músculos) e a prevenir a osteoporose. O ideal é praticar algum exercício físico pelo menos duas ou três vezes por semana, que é o recomendado para criar ritmo e ter uma rotina mais saudável.

Contribui para a redução dos 'fogachos', as famosas ondas de calor

Mais um benefício que a atividade física traz é a redução dos famosos "fogachos", que muitas mulheres costumam sentir durante a menopausa. Essas ondas de calor repentinas ocorrem porque o corpo vai deixando de produzir os hormônios progesterona e estrogênio, de modo que o organismo fica mais desregulado. Sintomas como a ruborização e a sensação de calor no rosto e no pescoço podem se tornar um incômodo frequente. Mas a notícia boa é que, quando se pratica exercício físico, esse problema pode ser facilmente resolvido! Já foi comprovado que, com a prática de alguma atividade, o nosso metabolismo tende a se regularizar, além de aliviar o estresse, que é uma das principais causas dos fogachos.

Hidroginástica e yoga são ótimas opções

Para quem quer trabalhar o corpo sem sobrecarregar os músculos e as articulações, uma boa dica é recorrer aos esportes na água - em especial a hidroginástica, que propõe atividades mais leves e dinâmicas, garantindo maior elasticidade, resistência muscular e melhora na circulação do oxigênio pelo sangue. Mas além dos exercícios aquáticos (incluindo também a natação), a yoga também é uma alternativa muito interessante. Afinal, ela trabalha o corpo e a mente, pois traz toda uma filosofia de paz e equilíbrio. Existem, inclusive, grupos de yoga voltados apenas para mulheres na menopausa, que também funcionam como espaços de troca e acolhimento.

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