Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Leite desnatado: substitua o leite integral por esta versão mais leve
Guia Culinário 02/02/2015

Leite desnatado: substitua o leite integral por esta versão mais leve

Na hora de ir as compras, existem diferentes tipos de leite para levar para casa. Alguns são, inclusive, enriquecidos com nutrientes como cálcio e ferro, como caso do de amêndoas. Nesse segmento, o leite desnatado é uma das melhores opções disponíveis para o nosso consumo diário, principalmente se comparado ao tipo integral.

A vantagem é que ele tem menos calorias, já que toda a sua gordura é removida em processo industrial, sobrando apenas as proteínas e a água. Segundo a nutricionista Vanderli Marchiori, esta perda pode ser significante, mas que dependendo da dieta, não faz tanta diferença se a ideia for consumir alimentos mais magros de gordura animal. “As vitaminas A, D, E e K, presentes no leite integral, precisam de gordura para serem transportadas para o corpo”, explica.

Apesar disso, o leite desnatado ainda é altamente aconselhável para uma dieta cujo objetivo é a perda de peso. Se o praticante da dieta não sofrer de alergias ou intolerâncias ao leite de vaca, e também não apresentar problemas de digestão, o desnatado é indicado pelo seu baixo valor calórico. As pessoas com colesterol alto também se beneficiam da opção sem gordura. “Mesmo com a perda de vitaminas por causa da redução do nível de gordura, o leite desnatado ainda é muito nutritivo. Ele possui quantidades similares de proteínas, cálcio, potássio, fósforo e outros nutrientes que também são encontrados no leite normal integral”, ressalta a nutricionista.

Ele pode ser usado tanto para o consumo direto quanto na culinária. Embora a textura seja mais rala, e o sabor mais suave, o leite desnatado não pode ser considerado mais “fraco” que o leite comum. Atenção para o preparo de alguns pratos que exigem cremosidade, nem sempre é possível alcança-las com o leite desnatado. Um exemplo disso é o molho branco, que se for preparado com leite desnatado ficará muito ralo, quase líquido. Uma boa é investir em vitaminas de frutas batidas com leite.

Vitaminas de frutas com leite desnatado:

• Vitamina de melão e limão: Uma dica ótima e refrescante para o verão. Super saborosa, essa vitamina é preparada com iogurte natural e leite desnatado, melão e limão.

• Vitamina de abacaxi com hortelã: essa é outra vitamina refrescante para o calor do verão. A hortelã dá o toque refrescante essencial enquanto o abacaxi e o leite desnatado deixam essa bebida leve e deliciosa.

• Vitamina de morango com laranja: Essa vitamina é leve, saudável e sem açúcar. Ótima opção para completar o café da manhã mas também é muito bem vinda durante o lanche no final da tarde.

• Vitamina de banana com maçã: Prática e rápida de preparar, essa vitamina fica ótima também com um pouco de mel. Ótima fonte de minerais, principalmente o potássio, muito presente na banana, e fibras.

• Vitamina de mamão com banana: A mistura de sabores da banana e do mamão cria uma experiência deliciosa. Depois de praticar exercícios, o consumo dessa vitamina é ótima para recompor os níveis de nutrientes do organismo.