Leite desnatado: substitua o leite integral por esta versão mais leve

O leite desnatado possui quantidades similares de proteínas, cálcio, potássio, e fósforo que são encontrados no leite normal integral
O leite desnatado possui quantidades similares de proteínas, cálcio, potássio, e fósforo que são encontrados no leite normal integral

Na hora de ir as compras, existem diferentes tipos de leite para levar para casa. Alguns são, inclusive, enriquecidos com nutrientes como cálcio e ferro, como caso do de amêndoas. Nesse segmento, o leite desnatado é uma das melhores opções disponíveis para o nosso consumo diário, principalmente se comparado ao tipo integral.

A vantagem é que ele tem menos calorias, já que toda a sua gordura é removida em processo industrial, sobrando apenas as proteínas e a água. Segundo a nutricionista Vanderli Marchiori, esta perda pode ser significante, mas que dependendo da dieta, não faz tanta diferença se a ideia for consumir alimentos mais magros de gordura animal. "As vitaminas A, D, E e K, presentes no leite integral, precisam de gordura para serem transportadas para o corpo", explica.

Apesar disso, o leite desnatado ainda é altamente aconselhável para uma dieta cujo objetivo é a perda de peso. Se o praticante da dieta não sofrer de alergias ou intolerâncias ao leite de vaca, e também não apresentar problemas de digestão, o desnatado é indicado pelo seu baixo valor calórico. As pessoas com colesterol alto também se beneficiam da opção sem gordura. "Mesmo com a perda de vitaminas por causa da redução do nível de gordura, o leite desnatado ainda é muito nutritivo. Ele possui quantidades similares de proteínas, cálcio, potássio, fósforo e outros nutrientes que também são encontrados no leite normal integral", ressalta a nutricionista.

Ele pode ser usado tanto para o consumo direto quanto na culinária. Embora a textura seja mais rala, e o sabor mais suave, o leite desnatado não pode ser considerado mais "fraco" que o leite comum. Atenção para o preparo de alguns pratos que exigem cremosidade, nem sempre é possível alcança-las com o leite desnatado. Um exemplo disso é o molho branco, que se for preparado com leite desnatado ficará muito ralo, quase líquido. Uma boa é investir em vitaminas de frutas batidas com leite.

Vitaminas de frutas com leite desnatado:

• Vitamina de melão e limão: Uma dica ótima e refrescante para o verão. Super saborosa, essa vitamina é preparada com iogurte natural e leite desnatado, melão e limão.

• Vitamina de abacaxi com hortelã: essa é outra vitamina refrescante para o calor do verão. A hortelã dá o toque refrescante essencial enquanto o abacaxi e o leite desnatado deixam essa bebida leve e deliciosa.

• Vitamina de morango com laranja: Essa vitamina é leve, saudável e sem açúcar. Ótima opção para completar o café da manhã mas também é muito bem vinda durante o lanche no final da tarde.

• Vitamina de banana com maçã: Prática e rápida de preparar, essa vitamina fica ótima também com um pouco de mel. Ótima fonte de minerais, principalmente o potássio, muito presente na banana, e fibras.

• Vitamina de mamão com banana: A mistura de sabores da banana e do mamão cria uma experiência deliciosa. Depois de praticar exercícios, o consumo dessa vitamina é ótima para recompor os níveis de nutrientes do organismo.

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