Iogurte com frutas vermelhas: Mais cálcio, fibras e proteínas para a sua saúde!

A combinação de iogurte com frutas vermelhas é uma das mais poderosas quando falamos em alimentação saudável. Veja o que essa união traz de benefícios ao organismo!
A combinação de iogurte com frutas vermelhas é uma das mais poderosas quando falamos em alimentação saudável. Veja o que essa união traz de benefícios ao organismo!

Um dos alimentos mais versáteis da culinária, o iogurte tem, dentre suas diversas possibilidades de combinações, uma que parece infalível em relação às questões de gosto e nutrientes. Junto com as poderosas frutas vermelhas, o alimento potencializa ainda mais sua composição nutricional se tornando um ingrediente perfeito para o bem-estar do nosso organismo. Veja as melhores formas de adicioná-la na sua alimentação e conheça os benefícios que essa dupla pode proporcionar!

Para o lanche ou café da manhã, o iogurte se tornou um alimento muito presente em nossos dias. Conhecido por sua grandeza nutricional, o produto é fonte de cálcio, um mineral fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento dos nossos ossos, dentes e músculos. Segundo a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, seu consumo regular ajuda a manter saudável o intestino, fornecendo os probióticos (as bactérias benéficas) para a nossa qualidade de vida:

"O iogurte é um alimento rico em proteínas e cálcio, é muito versátil na alimentação, pois pode ser consumido puro, misturado com cereais, com frutas, como base de molhos para saladas entre outros. Estudos sugerem que o consumo do cálcio diminui o acúmulo de gordura e que também poderia estar relacionado com a queima de gordura, aumentando a lipólise. Combinado com frutas vermelhas, que são ricas em antioxidantes, auxilia no combate contra os radicais livres", explica a profissional.

Como acrescentar as frutas vermelhas ao iogurte?

As frutas vermelhas, como a framboesa, morango, cereja e amora, por exemplo, podem ser acrescidas em pequenas porções ao seu iogurte ou batidas no liquidificador antes do consumo. Esses alimentos são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce das células, melhorando o funcionamento intestinal, reduzindo os níveis de colesterol e combatendo doenças cardiovasculares.

Além disso, por serem boas fontes de vitamina C, substância associada ao bem-estar do nosso sistema imunológico, essas frutas auxiliam a defesa do corpo para a prevenção de gripes e resfriados. "A vitamina C das frutas associado as proteínas do iogurte podem melhorar a estrutura da pele, auxiliando no combate à celulite, flacidez e retenção de líquidos", analisa a nutricionista.

O consumo do iogurte com frutas vermelhas

Geralmente, acrescentamos o iogurte no café da manhã, em pequenos lanches no meio da tarde ou antes de dormir. A combinação é extremamente saborosa e proporciona saciedade, devido à presença das fibras alimentares, ajudando até em um emagrecimento saudável. "Evite consumir o iogurte com frutas vermelhas após almoço e jantar, pois o cálcio atrapalha a absorção do ferro, diminuindo os níveis da substância no organismo", alerta a nutricionista.

Atenção aos intolerantes à lactose

Por ser um produto derivado do leite, o iogurte possui lactose, a gordura do leite que causa alergia ou intolerância em algumas pessoas. "Por ser um alimento processado muitos indivíduos que não se sentem bem com o leite conseguem ingerir sem intercorrências. Mas é necessário uma avaliação com seu nutricionista para saber se esse alimento deverá ser excluído do seu plano alimentar", finaliza a Dra. Patrícia.

*Patrícia Bertoni Brotherhood (CRN 101586) é nutricionista especializada em gestão de qualidade e segurança de alimentos e atua na prescrição de fitoterápicos e suplementação. Formada pela UNIRIO, a profissional disponibiliza suas redes sociais para contato e informações: Instagram

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