Inverno: A época do fondue! Veja como podemos deixá-lo mais saudável!

Típico de épocas mais frias do ano, o fondue é uma ótima opção também para o seu cardápio saudável durante o inverno. Extremamente versátil, suas receitas podem variar de acordo com o paladar e vontades. Veja como incrementar o seu!
Típico de épocas mais frias do ano, o fondue é uma ótima opção também para o seu cardápio saudável durante o inverno. Extremamente versátil, suas receitas podem variar de acordo com o paladar e vontades. Veja como incrementar o seu!
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Típico de épocas mais frias do ano, o fondue é uma ótima opção também para o seu cardápio saudável durante o inverno. Extremamente versátil, suas receitas podem variar de acordo com o paladar e vontades. Veja como incrementar o seu!

O inverno chegou e, com ele, uma série de pratos típicos e receitas deliciosas começam a aparecem em nossos cardápios para deixar a estação ainda mais gostosa de se aproveitar. Esse é o caso do fondue! Oriunda da gastronomia suíça, essa versátil, harmoniosa e democrática iguaria já faz parte da cultura alimentar brasileira em dias mais frios, promovendo encontros aconchegantes com a família e amigos. Veja como podemos incrementar o nosso fondue da maneira mais prazerosa e, claro, de acordo com as demandas de uma alimentação saudável!

Tanto em receitas doces como salgadas, o fondue cai muito bem em climas mais frios. Originalmente, ele é feito com queijos fundidos e vinho branco para molhar no pão acompanhante, em um processo que, na verdade, mais parece um ritual a ser seguido: os alimentos são cozidos em uma panela direto na mesa, com uma chama pequena de calor, em um aparelho conhecido como "rechaud". Contudo, aos poucos, outros ingredientes foram agregados nas receitas, como legumes, frutas, carnes, frutos do mar e pães, combinados com diversos molhos e especiarias, tornando praticamente infinitas as suas possibilidades de preparação.

Como podemos deixar um fondue de chocolate mais saudável?

Um dos carros chefes de um bom fondue na versão doce é o nosso sempre requisitado chocolate. Para o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, "ABRAN", Dr. Durval Ribas Filho, o ideal é utilizar o chocolate com concentração maior que 65% de cacau e, preferencialmente, que tenha em sua constituição as oleaginosas, como, por exemplo, nozes e avelãs, evitando também o creme de leite em seu preparo.

"Os efeitos benéficos para o organismo humano são muitos. O chocolate estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, com a presença da teobromina, que é uma substância com ação semelhante à cafeína e que fornece a sensação de bem-estar, pois libera o hormônio serotonina", afirma o médico nutrólogo, que complementa que fazer uma boa escolha das frutas também é essencial.

Receitas:
Chocolate
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