Esportes para o verão: Conheça 5 jogos que conquistaram as praias do Brasil!

Chegou a hora dos esportes de verão! E, na época mais quente do ano, nada melhor do que ir à praia! Veja 5 modalidades que saíram das quadras e conquistaram as areia do país.
Chegou a hora dos esportes de verão! E, na época mais quente do ano, nada melhor do que ir à praia! Veja 5 modalidades que saíram das quadras e conquistaram as areia do país.
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Das quadras para as areias. A chegada do horário de verão aumenta uma hora de sol no Brasil e as praias se tornam uma da melhores saídas para refrescar o calor e, claro, manter o corpo saudável e a mente relaxada. Para isso, nesse período, diversas modalidades esportivas ganham destaque e novos adeptos nas orlas de todo o país. Futebol, vôlei, handebol e até o tênis ganham versões à beira-mar e conquistam o gosto de todos que buscam bem-estar e qualidade de vida. Saiba mais sobre essas atividades e seus benefícios!

Praticar esportes é de suma importância para a vida. A ciência aponta que apenas 30 minutos de atividade por dia já faz uma tremenda diferença no bom funcionamento do organismo. E, quando praticamos alguma atividade em contato direto com a natureza, como na praia, esses efeitos são ainda melhores. Por causa disso, uma série de modalidades que eram realizadas em quadras foram parar nas areias. O professor de educação física William Isel explica as razões e os benefícios dessa transição:

"Os esportes estão sendo levados para areia por diversos motivos, dentre eles sociais, visto que hoje a disponibilidade de quadras e campos são menores. Um dos principais benefícios de ir para a areia fofa, por exemplo, é que o impacto é menor e por isso aumenta a resistência do corpo. Até por questões ortopédicas, para a lombar, coluna, articulações, tornozelo, por exemplo, é melhor praticar atividades na areia, além de estar ao ar livre e em contato com a natureza", explica o profissional.

5 esportes que migraram das quadras para as areias e que são ótimos para a sua saúde!

1 - Vôlei: Além de desfrutar das belezas da natureza, o esporte é uma boa escolha na hora de fortalecer os músculos, já que trabalha com todos as regiões do corpo. A constante troca de posições também contribui para a melhora do condicionamento físico, além de ajudar em questões como reflexo e rapidez de pensamento, tão necessárias para acompanhar as jogadas.

2 - Futebol/altinho: Já tem algum tempo que o futebol de areia (beach soccer) ou o "altinho" (também chamado de "altinha") fazem parte das praias do Brasil. A prática que teve origem no Rio de Janeiro, hoje é uma febre no país e ajuda aos praticantes no controle de bola, reflexo e mobilidade do corpo. Esses exercícios também são ótimos para tonificar os músculos inferiores.

3 - Futevôlei: Para fortalecer os músculos da coxa, panturrilha, abdômen e glúteos a prática se torna uma excelente alternativa. Também é muito conhecida e praticada por todos, sem distinção de sexo ou idade. O futevôlei é um esporte completamente interativo, sendo propício para fazer novas amizades ou ser praticado com a família e amigos.

4 - Beach tennis: Um pouco de tênis com vôlei, frecobol e peteca. Dessa mistura saiu o beach tennis. Diferente do tênis tradicional, quando praticado na areia, a modalidade traz um pouco mais de benefícios para o nosso corpo, pelo esforço e as dificuldades que o piso fofo da areia gera. O beach tennis proporciona um bom gasto energético e favorece o fortalecimento dos músculos inferiores e superiores.

5 - Handebol: A prática ajuda a melhorar o condicionamento físico e ainda beneficia a saúde cardiorespiratória. A movimentação nas areias ajuda a tonificar os músculos inferiores e superiores, promovendo um corpo saudável e jovial.

Exposição ao sol: Cuidados com a pele e com a hidratação do corpo!

Todas as pessoas que praticam esportes ao ar livre, principalmente nas praias, devem ter atenção e cuidado com a pele, já que a exposição ao sol em excesso pode acarretar diversos problemas de saúde. Esteja sempre com o protetor solar na bolsa e passe regularmente em diversos momentos do dia. Além disso, hidrate o corpo de forma regular, antes, durante e após os exercícios físicos!

* William Isél (CREF 037948 G/RJ) é professor de Educação Física especializado em musculação e treino de força.

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