Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Das quadras para as areias: Beach Tennis é o novo esporte do verão brasileiro!
Movimente-se 11/12/2015

Das quadras para as areias: Beach Tennis é o novo esporte do verão brasileiro!

Futebol, vôlei e até mesmo handebol… A lista de esportes que se renderam às praias é grande e, agora, ganhou mais um importante membro: o tênis! Mesmo conhecido por um jogo que segue à rica as suas tradições, a modalidade se adequou às areias, ganhando nova roupagem, com regras e conceitos distintos. Denominado “beach tennis”, a atividade, a cada dia, recebe mais adeptos no Brasil, começando a fazer parte do cenário de quem percorre o vasto litoral do país, principalmente durante a chegada do verão!

O beach tennis é um esporte relativamente novo – surgiu na província de Ravenna, na Itália, em 1997 – e chegou às praias brasileiras, principalmente as do Rio de Janeiro, a partir de 2008. Atualmente, o esporte, que tem uma mistura do tênis tradicional com vôlei de praia e badminton, conta com mais de 500 mil praticantes espalhados pelo mundo e um circuito profissional próprio, com diversas competições internacionais.

Dona de duas medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos, a ex-tenista Joana Cortez, assim que largou as quadras, rumou para as areias do beach tennis. Com uma rápida adaptação ao jogo, a atleta logo se tornou uma das principais representantes do novo esporte no país, defendendo o Brasil no circuito internacional. Ela explica um pouco como a modalidade vem crescendo por aqui:

“O Beach Tennis chegou ao Brasil em 2008 e hoje realmente é jogado em todas as regiões, mesmo em locais que não tem praias. Tem crescido muito em clubes, praças e academias. O brasileiro gosta de esportes e vejo o Beach Tennis seguindo o caminho do vôlei de praia, esporte que somos potência. Quem experimenta, não sai mais do esporte! É um vício prazeroso, onde você pratica esporte em contato com a natureza“, destaca a atleta.

Contudo, à primeira vista, para quem não conhece o esporte parece um pouco difícil aprender a jogar beach tennis. A velocidade da bola e os movimentos na areia são aspectos que criam certos receios aos iniciantes. No entanto, Joana acalma quem deseja começar a praticar a atividade:

“Não é um esporte difícil de se aprender. Quem já pratica esportes com raquetes, costuma ter mais facilidade com a técnica, ou mesmo quem já pratica esportes na areia, tem mais facilidade na movimentação, mas, mesmo alguém que nunca praticou esportes, consegue aprender”, enfatizou Joana, dando dicas para quem deseja ingressar na modalidade:

“Para quem quer começar a jogar, recomendo fazer aulas, para aprender a técnica e tática do esporte. Normalmente os professores emprestam raquete para as primeiras aulas. É importante estar em dia com o exame médico e de preferência se proteger do sol, usando protetor solar, boné ou viseira e óculos escuros. Além de fazer uma alimentação mais leve e se hidratar bem.

Beach tennis: Esporte para toda a família!

Segundo Joana, o beach tennis é um esporte para todas as idades, em muitas categorias, sendo assim um esporte onde toda a família pode participar: “O Beach Tennis é um esporte democrático e uma ótima atividade física, onde todo mundo pode participar, de 8 a 80 anos! O Beach Tennis tem transformado a vida de algumas pessoas, onde encontram nesse esporte uma forma prazerosa de se exercitar e cuidar da saúde. Também tem o lado da competição, que é o próprio jogo. As pessoas naturalmente gostam de competir e principalmente estar entre amigos!”, salienta.

Conheça as regras do beach tennis

O objetivo do Beach Tennis é devolver a bola recebida, sem ressalto no chão, para o campo do adversário. A quadra, na modalidade individual, possui 16 metros de comprimento por 5 de largura. Já a quadra para duplas possui 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. Ambas as quadras são divididas ao meio por uma rede cuja altura deve ser de 1,70 m do chão.

“O Beach Tennis é um jogo bem dinâmico, onde basicamente joga-se com os seguintes golpes: saque, devolução, voleio e smash, além do gancho, que é usado quando o jogador recebe um lob (bola que encobre o corpo). Pode ser jogado em simples, duplas femininas e masculinas e mista. A raquete é específica de Beach Tennis é parecida com as raquetes de paddle e a bola usada é despressurizada, similar as bolas do tênis para crianças”, explica Joana.

O sistema de pontuação é semelhante ao do tênis tradicional: 15, 30, 40 (sem vantagem). Vence o game quem ganhar o ponto subsequente a 40. As partidas de simples são disputadas em melhor de 6 games e as de duplas em melhor de 9 games, com diferença de 2 games. Em caso de igualdade de games a 6/6 (simples) ou 9/9 (duplas), joga-se o “tie-break”, que é decidido em 7 pontos ou por diferença de 2 pontos ou a outro número superior a 7, com a mesma diferença. Os jogadores mudam de lado sempre que fizerem 4 pontos.

A entidade responsável pelo Beach Tennis internacional é a ITF (International Tennis Federation) que organiza e regulamenta as regras do esporte. Já no Brasil, a modalidade está sob os cuidados da CBT (Confederação Brasileira de Tênis).