Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dos jardins para o seu prato: Conheça 5 flores comestíveis e ricas em nutrientes
Guia Culinário 30/03/2016

Dos jardins para o seu prato: Conheça 5 flores comestíveis e ricas em nutrientes

Flores.. As flores são lindas, perfumadas, inspiradoras e… Muito nutritivas! Apesar de muita gente estranhar, diversos tipos de flores são comestíveis, fazem muito bem à saúde, e se encaixam perfeitamente nas mais diversas variações gastronômicas, deixando qualquer prato mais colorido, rico e saboroso.

Mas, antes de sair catando flores do seu jardim de qualquer maneira, calma. As flores comestíveis são cultivadas por produtores especializados, sem o uso de agrotóxicos e tratamentos químicos. A nutricionista Carolina Baliere explica:

As flores comestíveis são muito utilizadas na cozinha asiática. Além de ficar lindo, aproveitamos o benefício funcional das plantas. Temos vários tipos de flores como flor de hibisco, calêndula, capuchinha, por exemplo, que tem funções antioxidantes, diuréticas, anti-inflamatórias, ricas em vitamina C e potente função de desintoxicação, ou seja, ajuda na limpeza do fígado. Além de ajudar no aumento da imunidade e favorecer para um emagrecimento saudável”, destacou a nutricionista Carolina Baliere.

Algumas sugestões de flores comestíveis

As melhores formas de consumir as flores comestíveis são acrescentá-las em sopas, saladas cruas e tortas, basta ter criatividade e alguns cuidados extras. É extremamente importante ter precaução com o excesso e com a sua procedência; sempre preferir as orgânicas e ter certeza de quais são as flores indicadas para a alimentação, pois outras opções das plantas são tóxicas. Não exagerar na quantidade também é importante, pois possuem sabores fortes. Por isso, antes de aderir qualquer flor à alimentação, consulte a ajuda de um profissional de saúde que esteja fazendo o acompanhamento.

– Calêndula: É conhecida por muitos graças aos seus efeitos benéficos para o estômago, aliviando e tratando problemas como gastrites, úlceras, abscessos e azias. Por possuir poderosas propriedades cicatrizantes, a planta é eficaz para ferimentos de aspecto geral, como queimaduras, assaduras, frieiras, foliculites, verrugas, veias dilatadas, varizes, cortes, dermatites, acnes e escaras.

– Flor de abóbora: Apesar de não durar muito na geladeira a planta é rica em fósforo e cálcio, importantes nutrientes para o fortalecimento dos ossos e muito recomendadas para pessoas com problema de osteoporose. A flor de abóbora também é eficiente na formação de enzimas reparadoras e enzimas anticancerígenas, que ajudam a bloquear o desenvolvimento das células malignas.

– Amor perfeito: Uma flor bem versátil que auxilia no tratamento de problemas de pele, como dermatite e acne, resfriados, gripe, tosse seca, dor de cabeça, pressão arterial alta, febre, reumatismo, gota, infecções urinárias ou prisão de ventre. Além de possuir propriedades anti-inflamatórias, calmantes, laxantes e diurética. Lindos e coloridos vão deixar seu prato mais vivo.

– Lavanda: Delicada e bem perfumada, a lavanda é conhecida por seu efeito calmante e sedativo, além de ser facilmente inserida na alimentação. Pode ser incorporada em diferentes receitas, doces ou salgadas, trazendo novos sabores ao alimento com seu sabor doce e floral.

– Rosas: Extremamente conhecida por seu perfume, seu sabor varia de acordo com a cor e a forma na qual é cultivada. Além do visual, a rosa acrescenta um suave perfume aos pratos que acompanha. É muito usada para aromatizar e decorar doces com caldas e é irresistível numa salada. Pode ser utilizada em cremes, guarnições e sobremesas.