Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 esportes para você começar a praticar antes do verão terminar
Guia Culinário 12/03/2015

6 esportes para você começar a praticar antes do verão terminar

O outono já anuncia sua chegada, mas a rotina de exercícios não pode parar. Quem acha que correr na esteira ou malhar na academia ainda não é o ideal, a solução pode ser a pratica de algum esporte ao ar livre. De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer atividade física, até mesmo brincadeiras, é benéfica para a saúde, uma vez que melhora o funcionamento do nosso organismo. O esporte, além de fortalecer músculos e ossos, auxilia na manutenção cardíaca e por isso deve ser praticado regularmente junto a uma boa e específica alimentação.

Apesar de todos os esportes serem bons para a saúde, algumas atividades são consideradas mais completas do que outras, pela maior capacidade aeróbica e por trabalhar com mais grupos musculares do corpo. Modalidades com mais locomoção e dinamismo físico trazem ainda mais benefícios ao organismo e provocam a sensação de bem-estar. Por isso, para seguir à risca uma vida saudável, é preciso equilibrá-los a uma alimentação condizente a cada prática. Especializada em nutrição esportiva, a Dra. Rossana Torales analisa a importância da alimentação no desempenho atlético.

“A alimentação é fundamental. Para quem pratica esportes regularmente, as refeições devem atender as suas necessidades, pois, pelo desgaste físico, eles precisam de uma quantidade adequada de proteína carboidratos e lipídios, para repor, e assim poder manter o rendimento físico e evitar lesões musculares“, destacou a nutricionista, salientando os problemas de quem faz muito esporte, mas não segue a dieta correta. “São inúmeros problemas. Além de o rendimento cair, a imunidade pode cair também. Atletas costumam gerar mais radicais livres então é necessário combater através de uma alimentação saudável”.

De acordo com Rossana, a média de refeições que um atleta necessita, levando em consideração tipos de alimentos e horários, é de 6 a 7 refeições diárias, além de suplementação complementar. “Qualquer pessoa que realiza essas atividades, precisa fazer um lanche saudável pelo menos 40 minutos antes. Podemos citar: um sanduíche, uma fruta, um iogurte”, disse.

Veja na galeria os esportes mais completos para se praticar!