Couve flor: Grelhada, assada ou cozida? Veja como aproveitar esse alimento!

A versatilidade da couve flor é incrível. Por isso, seja assada, grelhada ou cozida, o seu consumo é altamente benéfico para a saúde!
A versatilidade da couve flor é incrível. Por isso, seja assada, grelhada ou cozida, o seu consumo é altamente benéfico para a saúde!

Assada, gratinada, cozida... Como você prefere comer a couve flor no dia a dia? Um fato é que, dentre as hortaliças mais utilizadas na gastronomia, suas diversas possibilidades de preparações fazem desse ingrediente uma ótima fonte de sabor e nutrientes para adequarmos às nossas demandas alimentares. Veja as opções mais saudáveis para cozinharmos a couve flor e os benefícios que ela fornece em cada forma de preparo!

Rica em nutrientes, principalmente vitaminas e minerais, a couve flor é um ingrediente importante para auxiliar um quadro alimentar completo para a nossa saúde. As diversas formas de preparação facilitam a sua inclusão em pratos equilibrados, e receitas do dia a dia, já que o alimento esbanja praticidade e versatilidade. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, o que não faltam são formas saudáveis de preparo e combinações para o vegetal:

"A couve flor pode ser consumida cozida, por exemplo, em saladas, tortas, sopas e molhos, além de pratos fritos, assados ou, até mesmo, pizzas. Entretanto, a forma mais saudável de consumo é a couve flor cozida a vapor ou assada, sem adição de molhos gordurosos", explica a nutricionista destacando os benefícios de preparo:

Como incluir a couve flor na alimentação?

- Salada de couve flor: Em sua forma cozida, a couve flor pode ser servida apenas temperada com azeite e algumas folhas de cheiro verde. Leve e saborosa, o prato é uma ótima entrada para as principais refeições. Dê preferência por cozê-la à vapor, assim, todos os nutrientes encontrados no alimento permanecem intactos.

- Torta: Que tal preparar uma torta salgada de couve flor? Essa preparação irá tornar o almoço em família mais especial e completo de nutrientes. Na receita, a couve flor também deve ser cozida previamente, por isso, dê preferência ao vapor.

- Purê de couve flor: Na hora de preparar o purê, cozinha as hortaliças e acrescente o leite desnatado, diminuindo assim a quantidade de calorias na receita. Embora não seja tão comum, o purê é extremamente delicioso e cai super bem se combinado com um peixe fresquinho. Experimente!

- Couve flor gratinada: Cozê-las e levar ao forno com algumas fatias de queijo pode proporcionar um sabor melhor do que você imagina! Também é possível acrescentar peito de peru e requeijão à preparação. Nessa receita, a preparação conserva os nutrientes do alimento e ainda é possível adicionar outras vitaminas e minerais, enriquecendo a alimentação.

- À milanesa: Embora não seja o consumo mais indicado, por ser um alimento frito, você pode optar por prepará-la no azeite, estando sempre atento à temperatura. A hortaliça também fica uma incrível e muito saborosa. Outra dica é empanar com sementes para tornar o prato mais saudável e fonte de proteínas.

4 Benefícios da couve flor para a saúde

Segundo Carine Rodrigues, as substâncias encontradas no vegetal favorecem principalmente o crescimento e desenvolvimento muscular, além de proteger o organismo, com grandes propriedades antioxidantes, que impedem as ações dos radicais livres no corpo:

"É uma hortaliça rica em minerais como cálcio, fósforo, fonte de folato e vitamina C. O consumo recomendado para a couve flor trazer benefícios para o nosso corpo é de 4 a 5 porções ao dia", completa a profissional.

1- Coração saudável: Por ser rico em propriedades anti-inflamatórias o consumo da couve flor pode ajudar a tornar o músculos cardíaco mais forte e saudável. Prevenindo as doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol e impedindo o entupimento das artérias.

2 - Previne o câncer: Fonte de poderosos agentes antioxidantes encontrados na vitamina C, a couve flor diminui os riscos do desenvolvimento das células cancerígenas. Câncer de mama, próstata, esôfago e pâncreas podem ser evitados com o consumo.

3 - Efeito detox: As substâncias glicosinatos e tiocinatos presentes na couve flor ajudam a desintoxicar o organismo, eliminando os metais pesados e favorecendo a absorção dos nutrientes ingeridos.

4 - Auxilia na perda de peso: Rica em fibras alimentares, uma porção de couve flor irá proporcionar saciedade, diminuindo nossa fome para a próxima refeição, favorecendo assim o emagrecimento de forma saudável e equilibrada.

* Carine Rodrigues (CRN 16101174) é nutricionista clínica e esportiva e especialista em emagrecimento e reeducação alimentar. A profissional disponibiliza suas redes sociais para contato: Facebook e Instagram

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