Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Couve: Use a folha rica em antioxidantes para sucos e sopas saudáveis
Guia Culinário 15/06/2015

Couve: Use a folha rica em antioxidantes para sucos e sopas saudáveis

Famosa por sua ação desintoxicante, a couve é um dos ingredientes mais presentes nos sucos detox, que são ótimas bebidas para limpar o organismo. Mas não é só isso que ela traz de gratificante para a saúde. A couve ainda é rica em cálcio e magnésio, sendo considerada por alguns mais adequada para os ossos do que o leite de vaca. Além disso, há uma forte presença de ferro e de fibras nessa hortaliça, fazendo dela uma ótima adição nas principais dietas da atualidade.
Por conta da presença de magnésio, a couve é uma ótima opção para a regulação dos hormônios. Além disso, esse mineral ajuda na melhora do humor, pois é importante para a absorção de proteínas e carboidratos, e também que participa do sistema de sinalização nervosa. “Bons níveis de magnésio no organismo ajudam a reduzir a irritabilidade e o mau humor”, afirma a nutricionista Juliana Saldanha, que escreve para o site www.jsnutricionista.com. “As mulheres podem ter nesse mineral um forte aliado para o combate da tensão pré-menstrual”, ressalta.
Juliana ainda indica a couve para prevenir problemas ósseos como a osteoporose. A couve é rica em cálcio e magnésio em proporção ótima para absorção e fixação do cálcio nos ossos, contribuindo para a saúde do sistema músculo-esquelético. “Outra grande importância da couve e de outras hortaliças na dieta é a presença de fibras, que vão contribuir para o bom funcionamento do intestino, eliminação de gorduras e toxinas pelas fezes e aumento da saciedade, ajudando em dietas de emagrecimento.
Assim como outros vegetais verde-escuro, a couve é fonte de ferro – o que ajuda na prevenção e tratamento em casos de anemia ferropriva. Para incluir na receita, a especialista dá algumas dicas. “A couve pode ser usada em sucos diariamente e, para facilitar esse uso, uma boa dica é triturar várias folhas de couve com um pouco de água em um processador e colocar em forminhas de gelo. Assim, os cubos de gelo de couve podem ser acrescentados em sucos diversos no dia a dia, enriquecendo suas receitas”, ensina.
A couve ainda pode ser incluída crua, em saladas. “Muita gente pensa que só dá pra comer a couve refogada ou em sopas, mas ela crua em saladas fica uma delícia e menos calórica”.

Aprenda uma receita de sopa de couve para o inverno


Sopa de folhas verdes
Rendimento: 1 porção
Calorias totais: 35kcal

Ingredientes:
2 colheres de sopa de cebola picada
1 dente de alho picado
4 copos (800 mL) de água
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
Orégano a gosto
5 folhas de escarola (folhas rasgadas)
3 folhas de cove-manteiga (folhas rasgadas)
2 folhas de acelga (folhas rasgadas)

Modo de preparo:
Em uma panela antiaderente, refogue a cebola e o alho com um pouquinho de água (sem usar óleo). Acrescente o restante da água e os temperos e deixe ferver por 5 minutos. Junte a escarola, a couve e a acelga e deixe ferver por mais 3 minutos.