Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Coração forte! Alimentos saudáveis podem prevenir infartos. Veja como eles agem
Guia Culinário 23/08/2016

Coração forte! Alimentos saudáveis podem prevenir infartos. Veja como eles agem

Coração bom é coração que bate forte e saudável! E, para mantermos a nossa saúde cardíaca em dia e a pleno funcionamento, uma alimentação equilibrada, funcional, e rica em nutrientes está diretamente ligada ao pulsar regular desse nosso incansável trabalhador do corpo. Descubra os principais alimentos para mantermos o coração livre de doenças e problemas e como eles agem no organismo!

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 15 milhões de pessoas são afetadas com problemas no coração, sendo o infarto a maior incidência desses problemas. Dentre as principais causas dos ataques cardíacos, segundo a entidade, a obesidade, a falta de exercícios regulares e, claro, a má alimentação, são fatores agravantes para o desenvolvimento das doenças. A nutricionista Daniella Chein apresenta, abaixo, alguns alimentos importantes que podem beneficiar a saúde cardíaca, diminuindo, sobretudo, os níveis do colesterol ruim, o “LDL”: “Esse alimentos ajudam a diminuir o risco de problemas cardiovasculares e enriquecem a alimentação saudável”, explica a profissional. Confira!

Alimentos que ajudam a prevenir o infarto

– Laranja, kiwi e outras frutas ricas em vitamina C: Existem estudos recentes que concluíram que a vitamina C fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, auxiliando na passagem de sangue pelo coração.

– Gema de ovo e atum: A vitamina D atua no controle das contrações do músculo cardíaco, responsável por bombear o sangue. Além disso, a falta dela pode provocar acúmulo de cálcio nas paredes das artérias, aumentando as chances de infarto e AVC (derrame). “Mas lembre-se que a gema deve estar bem cozida pois corre-se o risco de contaminação por salmonella na gema crua”, destaca a profissional.

– Abacate, tomate e lentilha: Alimentos que devem estar presentes na alimentação de quem deseja manter baixos os níveis de colesterol e consequentemente prevenir o infarto.

– Uva roxa (ou frutas vermelhas e roxas): Outra recomendação são os alimentos antioxidantes, que protegem as células e evitam o processo inflamatório dos vasos sanguíneos. Esses alimentos devem conter o resveratrol, substância com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que é encontrada na casca e nas sementes dessas frutas.

– Castanha do Pará: Um grupo importantíssimo são os das oleaginosas, que contêm as “gorduras do bem”, chamadas de poli-insaturadas. Elas ajudam a diminuir o risco de problemas cardiovasculares.

– Aveia: Fonte importante de silício, esse alimento tem betaglucana, molécula que melhora a circulação sanguínea e dificulta a absorção da gordura pelo intestino. De quebra, ainda ajuda a eliminar toxinas do organismo.

Ômega 3 merece um destaque especial para a saúde do coração

Presente tanto em vegetais como em frutos do mar, o ômega 3 foi associado com o risco 10% menor de sofrer ataques cardíacos fatais. “Nos vegetais, o ômega 3 está presente em nozes, óleo de linhaça, óleo de canola e em algumas outras sementes e seus óleos. E nos peixes, o salmão e sardinha são peixes extremamente ricos na substância”, salienta a Daniella Chein.

Produtos relacionados