Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conhece a passiflora? Saiba para que serve a flor-da-paixão
Guia Culinário 16/12/2020

Conhece a passiflora? Saiba para que serve a flor-da-paixão

Nativa da América do Norte e popularmente conhecida como a “flor-da-paixão”, a passiflora (ou passiflora incarnata) é a famosa flor do maracujá. Com mais de 500 espécies em sua família – como as do maracujá roxo, amarelo e doce – ela é um tipo de planta medicinal muito presente no Brasil, sendo cultivada no país sobretudo por conta do maracujá amarelo. Para conhecer um pouco mais sobre a planta e saber para que ela serve, dá uma olhada na matéria!

Afinal, o que é passiflora e para que serve a flor-da-paixão?

De coloração roxa, azul e branca a passiflora é uma flor perene que costuma ser usada em medicamentos fitoterápicos como calmante natural, para aliviar sintomas de estresse, insônia e ansiedade.

Assim como o maracujá, passiflora possui efeito calmante

Dona de propriedades que atuam no sistema nervoso central – como flavonoides, alcaloides e saparinas -, a passiflora incarnata possui o efeito calmante do maracujá. Quando consumida sob a forma de chás, a planta proporciona sensação de bem-estar e relaxamento, estimulando a produção de serotonina, hormônio que ajuda a regular as emoções.

Planta medicinal também é rica em propriedades anti-inflamatórias e bactericidas

Além do efeito calmante, a passiflora possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar sintomas de cansaço, inchaço e dores no corpo, causados por inflamações. Ela também é composta por agentes bactericidas, que impedem o crescimento de bactérias no organismo.

Além de estimular o bem-estar, passiflora ajuda a regular a pressão

Para quem precisa controlar a pressão, tomar uma xícara de chá de passiflora pode fazer toda a diferença. Suas propriedades ajudam a controlar o colesterol bom e ruim (HDL e LDL), garantindo um organismo mais saudável e longe dos problemas que a hipertensão pode acarretar ao longo da vida.

Chá de passiflora é indicado para o tratamento de dores de cabeça e depressão

Graças às suas propriedades, o chá de passiflora costuma ser indicado para o tratamento de dores de cabeça, agindo da mesma forma que outros alimentos que auxiliam no controle da enxaqueca, como banana, erva-cidreira e azeite de oliva. Além disso, ela também é indicada no tratamento da depressão, contribuindo para atenuar sensações de ansiedade e tristeza.

Obs.: Apesar dos seus benefícios, a automedicação de passiflora não é indicada por especialistas – o consumo da planta por pessoas com problemas de pressão baixa, crianças ou gestantes também deve ser evitado.