Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer polpa de tamarindo e usá-la no preparo de sucos
Guia Culinário 07/05/2020

Como fazer polpa de tamarindo e usá-la no preparo de sucos

A alimentação dos brasileiros costuma ser composta por uma grande variedade de frutas, não é mesmo? Desde banana e maçã até jabuticaba e pitanga (opções mais exóticas) que rendem receitas maravilhosas. O tamarindo, em especial, é uma fruta que – apesar de ter origem africana – tem tudo a ver com o Brasil. Além disso, ele é altamente benéfico, pois é fonte de vitaminas A, C, E, do complexo B, fibras, antioxidantes e possui diversas propriedades medicinais. Então, para que você incorpore essa fruta à dieta, nós preparamos uma matéria explicando como fazer polpa de tamarindo para usá-la no preparo de sucos e outras receitas. Confira!

Como fazer polpa de tamarindo para guardar no freezer?

Preparar uma polpa de tamarindo consistente não tem muito erro, sabia? Para começar, descasque cerca de 1 kg da fruta e, então, deixe de molho em uma bacia com água (você pode usar 1 litro de água ou o suficiente para cobrir bem todos os tamarindos). Deixe de molho de um dia para o outro e, depois, recorra ao liquidificador para soltar as sementes da polpa. O ideal é que você bata as frutas aos poucos, usando apenas o modo “pulsar” do liquidificador para apenas separar as sementes (e não triturá-las).

Em seguida, despeje o conteúdo do liquidificador em uma peneira e, assim, separe bem a polpa do resto da fruta. Coloque a parte peneirada em uma panela e cozinhe por cerca de 25 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau. Para finalizar, coloque a polpa em forminhas de gelo e leve ao congelador pelo tempo que quiser. Assim, você terá um bom estoque de polpa de tamarindo para preparar diferentes receitas – sucos, smoothies, molhos e por aí vai.

Receita de suco de tamarindo

Agora que você já aprendeu a separar a polpa de tamarindo de forma simples, fica mais fácil inventar diferentes receitas de sucos com a fruta. Para te ajudar, nós separamos uma receita simples feitas com ingredientes saudáveis.

Ingredientes

– 6 pedras de gelo de polpa de tamarindo

– 2 xícaras de leite

– Açúcar mascavo (ou demerara) a gosto

Para preparar, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem por alguns minutos. Você também pode acrescentar outros ingredientes (como folhas de hortelã ou até mesmo duas rodelas de abacaxi). Outra dica interessante é usar água de coco no lugar do leite ou incrementar a receita com outras frutas, como o limão. Assim, você cria bebidas sempre diferenciadas, mais nutritivas e saborosas.

Quais são os benefícios do suco de tamarindo?

Por ter um alto teor de antioxidantes e vitaminas (do complexo B, A, C e E), o tamarindo é ótimo para melhorar a imunidade, faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e combate o envelhecimento precoce. Mas, o que muita gente não sabe é que essa fruta também possui importantes propriedades medicinais – atua como anti-inflamatório, diurético e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.