Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer jiló? Aprenda a prepará-lo de forma saudável dando sabor ao alimento
Guia Culinário 05/03/2020

Como fazer jiló? Aprenda a prepará-lo de forma saudável dando sabor ao alimento

Muitas pessoas associam o jiló apenas ao seu gosto amargo e evitam consumir o fruto. Mas você já parou pra pensar que dar uma chance a esse alimento pode ser transformador para a sua alimentação? Afinal, ele é rico em fibras e vitamina B1 (que atua diretamente na bom funcionamento do coração),tem propriedades anti-inflamatórias e ainda combate a anemia por também ser fonte de ferro. Ou seja, perfeito para compor um cardápio diário altamente nutritivo. O que você realmente precisa é saber como preparar o jiló de maneira saudável e dar mais sabor a esse ingrediente. Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos algumas dicas. Dá uma olhada!

Prepare um delicioso refogado de jiló e adicione os ingredientes de sua preferência

Refogar vegetais e legumes com azeite, alho e cebola é uma das melhores formas de proporcionar aromas e sabores ímpares. No caso do jiló, a melhor opção é cortar o ingrediente em pedaços pequenos, colocá-lo em uma panela com o refogado de alho e cebola (já douradinhos e picados) e incrementar o preparo com alguns dos seus ingredientes preferidos. Vale acrescentar pimentão e tomate picados, hortaliças frescas, quiabo e o que mais você desejar!

Para deixar o jiló mais gostoso, recheie o fruto com outros alimentos

Que tal rechear o jiló com molho de tomate, queijo, palmito e outros ingredientes que podem amenizar o amargor do fruto? Tudo o que você precisa é cortar uma das tampas do jiló, retirar a sua polpa e acrescentar os ingredientes e temperos de sua preferência. Você também pode picar a polpa e acrescentá-la no recheio para não desperdiçar nenhuma parte do fruto.

Para finalizar o prato, disponha o jiló recheado em um refratário, cubra-o com papel alumínio e leve-o ao forno preaquecido a 200°C por mais ou menos 20 minutos. Quando estiver com um aspecto assado, é hora de servir!

Dica: Se quiser, salpique um pouco de queijo parmesão ralado por cima do recheio. Fica uma delícia!

Faça chips de jiló como aperitivo ou lanche da tarde

Já pensou em fazer chips de jiló? Essa é uma boa opção para deixar o alimento saboroso e aproveitá-lo como aperitivo ou lanchinho da tarde. Basta cortá-lo em fatias bem finas, organizar em uma assadeira untada com azeite, salpicar um pouco de orégano por cima e levar ao forno até ficar bem crocante.

Bônus: antes do preparo, deixe o jiló de molho na água com limão para reduzir o amargo do fruto

Uma boa dica para tirar o sabor amargo dos vegetais é deixá-los de molho na água com um pouco de vinagre branco ou limão. Basta encher um recipiente com água, adicionar algum desses ingredientes (sempre em proporção menor a água) e acrescentar o jiló cortado em pedaços. Depois é só enxaguar normalmente na água corrente e preparar o fruto da maneira que preferir.