Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 12/07/2019

Como conservar frutas e legumes na geladeira? As dicas para eles não estragarem

Quem não adora abrir a geladeira e encontrá-la toda colorida recheada de frutas e legumes? Essenciais no nosso dia a dia para repor nutrientes e proporcionar vitaminas, esses alimentos precisam de bastante atenção e cuidado quando colocados na geladeira. Afinal, nós queremos que eles fiquem bem conservados para possamos consumi-los sempre fresquinhos. Para sanar as suas dúvidas de como não deixar as frutas e legumes estragarem na geladeira, nós conversamos com a nutricionista Patricia Bertoni.

Se as suas frutas e legumes já foram higienizados, deixe-os em um local mais reservado na geladeira

Geladeiras mais modernas já chegam às nossas casas com divisórias indicadas para diferentes alimentos. Esses compartimentos são pensados justamente para ajudar a conservar as verduras, frutas, legumes, laticínios e outros tipos de alimentos com maior cuidado. A gaveta de hortifruti, geralmente posicionada na parte inferior do refrigerador, é o melhor local para receber suas frutas, legumes e verduras, principalmente por conta da temperatura que, se for muito alta, pode acabar queimando as folhas. “A temperatura na parte inferior da geladeira é a mais indicada, de preferência na gaveta destinada a eles ou em cima da gaveta, pois essa área é menos fria. Quanto mais superior menor a temperatura que pode queimar ou mudar a estrutura do alimento”, explica a profissional.

Se os seus alimentos já tiverem sido higienizados, a atenção deve ser redobrada, especialmente no que diz respeito aos que não foram, como carnes e leites. “Os não higienizados e/ou com cascas devem estar separados dos que já sofreram pré-preparo”, complementa Patrícia.

Os recipientes mais indicados para conservar as frutas e legumes

Preferir guardar os alimentos, principalmente as frutas, em potes é bem comum. Afinal, esse é um grande facilitador para o dia a dia, já que você pode deixar os alimentos reservados em porções perfeitas para o consumo ou preparo das refeições. Mas é preciso ter atenção na hora de escolher qual potinho vai recebê-los. “Frutas e vegetais devem ser armazenados em pote fechado, de preferência de vidro”, aconselha a profissional.

Se você quiser congelar as suas frutas para usá-las posteriormente em sucos, saiba que elas precisam ser higienizadas e cortadas já na forma que serão utilizadas. A nutricionista Patrícia dá a dica de como congelar o morango, por exemplo. “Você deve retirar as folhas e partes impróprias (amassados e deterioradas), higienizar em solução de hipoclorito e colocar em pote de vidro ou saco plástico”.

Para melhor conservação, alguns alimentos não devem ficar próximos uns dos outros

Uma dica muito importante e que a gente acaba deixando passar na hora de guardar as frutas e legumes é que eles precisam ser armazenados separadamente – o que é essencial para evitar o risco da contaminação cruzada. “Isso acontece quando um alimento ‘pega’ os micro-organismos de outros, e com isso ele pode estragar e/ou provocar doenças em quem consumir o que está contaminado”, explica Patrícia. Alguns vegetais e frutas, como a banana, emitem uma substância que acelera o processo de amadurecimento, conhecida como etileno. Por isso, tenha cuidado ao deixá-la próxima a outras frutas se não tiver o interesse que elas amadureçam mais rápido.

Veja mais